O Município de Baião assinala hoje o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado a 03 de dezembro, com mensagens da presidente da autarquia, Ana Raquel Azevedo, e da vereadora da Coesão Social, Olívia Mendes.
A presidente da Câmara Municipal de Baião sublinhou a importância da data e das respostas locais, referindo que “em Baião, se acredita que a inclusão se constrói em rede”, elencando o “trabalho desenvolvido pelo do Balcão da Inclusão, criado em parceria com o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR, IP), onde o município disponibiliza um serviço de atendimento especializado que presta apoio e informação às pessoas com deficiência e às suas famílias”.
“O município orgulha-se de dinamizar e colaborar com estas respostas, reforçando políticas que colocam as pessoas no centro da ação pública”, acrescentou.
Por sua vez, a vereadora da Coesão Social destacou o papel das políticas municipais na capacitação e na proximidade, referindo que “a inclusão em Baião não é apenas uma política, é uma prática diária que se traduz em histórias concretas de vida”.
“Beneficiar de programas municipais como a Linha Amiga, o Fundo Social de Baião ou o Via verde Família, ou quando se beneficia de aulas de hipoterapia no Centro Hípico Municipal, percebemos que estamos a transformar realidades. Da mesma forma que, quando um jovem ou adulto encontra na formação profissional da Associação A2000 um caminho para a sua autonomia, nos CACI´s da Santa Casa da Misericórdia de Baião a garantia de um espaço de proximidade e de desenvolvimento pessoal e comunitário ou ainda que na Unidade de Ensino Estruturado do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, cada aluno ou aluna com perturbação do espectro do autismo encontra um espaço de aprendizagem adaptado às suas necessidades, devemo-nos regozijar com esta dinâmica institucional local dedicada aos que mais requerem a nossa atenção. Estas respostas locais revelam que a inclusão se constrói na proximidade, na atenção às necessidades concretas e na valorização das competências de cada pessoa. É este trabalho de proximidade e em parceria que torna Baião um território inclusivo e solidário”, salientou, acrescentando:
“Este dia deve lembrar-nos que a deficiência não define ninguém. O que realmente nos limita são as barreiras físicas, comunicacionais, sociais ou de atitude, que infelizmente ainda persistem no nosso quotidiano. Valorizar a diversidade é reconhecer que cada pessoa contribui de forma única para a comunidade. É garantir acesso à educação, ao emprego, ao desporto, à cultura, aos serviços e aos espaços públicos. É praticar empatia, promover respeito e defender a inclusão como um princípio fundamental. A inclusão começa em cada um de nós”.
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi criado pelas Nações Unidas para promover a inclusão, a igualdade de oportunidades e o respeito pelos direitos humanos de todas as pessoas, com o objetivo de reafirmar o compromisso com a promoção da inclusão, da igualdade de oportunidades e da valorização da diversidade.



