A presidente da Câmara Municipal de Baião, Ana Raquel Azevedo, desafiou os profissionais e estudantes de direito do concelho a integrar um grupo de trabalho que vai preparar, em 2026, as comemorações do centenário de Orlando de Carvalho.
Na cerimónia de comemoração dos 99 anos do nascimento do professor nascido em Baião, que decorreu nos Serviços Municipais de Santa Marinha do Zêzere, na segunda-feira, a autarca anunciou que Teixeira de Sousa, responsável pela Sala de Estudos e Documentação Orlando de Carvalho (SEDOC), vai liderar o grupo de trabalho que irá programar o centenário.
“Os 100 anos do nascimento do doutor Orlando de Carvalho é uma efemeridade única e irrepetível, que exige de nós, do município, da freguesia, de Santa Marinha de Zêzere, da SEDOC e da comunidade uma celebração à altura da grandeza do homenageado”, vincou Ana Raquel Azevedo, acrescentando:
“A autarquia quer ir ainda mais longe e organizar um programa de comemorações mais vasto, que envolva conferências e debates abertos à população baionense e a todos aqueles que estudam e refletem sobre o direito ou sobre as diversas áreas em que doutor Orlando de Carvalho se tornou uma referência. Por isso, queremos criar um grupo de trabalho alargado, liderado pelo doutor Teixeira de Sousa, que cresça em número, dinâmica e, acima de tudo, que assegure que a memória não se perde”.
Ana Raquel Azevedo dirigiu-se aos presentes, entre os quais alguns profissionais e estudantes de direito, convidando-os “a integrar este grupo de trabalho e a fazer parte das comemorações do professor Orlando Carvalho pelos seus 100 anos”.
“Não há melhor forma de honrar a memória de um homem do direito do que envolver aqueles que hoje trilham os caminhos que ele abriu, que ele pensou e que ele ensinou entusiástica e apaixonadamente”, vincou, sublinhando:
“Será um orgulho para o município ter-vos connosco nesta missão, uma missão que é cultural, mas também física, uma missão que é histórica, mas também profundamente humana”.
A presidente da Câmara Municipal de Baião exaltou, ainda, a importância da SEDOC, defendendo que “deve ser vivo, dinâmico e participativo”.
“Um lugar de reflexão e de debate onde se fomenta a responsabilidade cívica e onde se ensina, com os direitos humanos, não são conceitos abstratos, mas princípios concretos que devem guiar as nossas ações e decisões”, referiu, salientando:
“A responsabilidade de preservar e difundir estes valores não é apenas do Estado ou da câmara municipal, é de cada um de nós. É uma missão coletiva que começa aqui no nosso território, mas que se projeta para além-fronteiras, para que o compromisso com a dignidade humana se cumpra em todas as partes do mundo”.
Ana Raquel Azevedo terminou a sua intervenção, dizendo: “O lugar é onde nascemos não define o nosso futuro, porque somos nós que o construímos. Que o exemplo do professor Orlando Carvalho continue a ser para cada um de nós um farol de integridade, de cidadania e de compromisso com o bem comum, que continue a aspirar os nossos jovens e que nos 100 anos saibamos todos estar à altura da grandeza da sua vida e da profundidade do seu legado”.
As comemorações dos 99 anos do nascimento do baionense Orlando de Carvalho decorreram na segunda-feira, com a presença do presidente da Junta de Freguesia de Santa Marinha do Zêzere, Manuel Pereira, do presidente da Assembleia Municipal de Baião, Armando Fonseca, do responsável pela Sala de Estudos e Documentação Orlando de Carvalho, Teixeira de Sousa, do diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Pedro Costa Gonçalves, e de João Soares, que realizou uma palestra dedicada à vida e à obra de Orlando de Carvalho.
João Soares, que fez uma cadeira na Universidade de Coimbra com Orlando de Carvalho, contou algumas histórias e peripécias vividas, destacando sempre a “grandeza e o legado” do professor natural de Baião.
Integrado nas comemorações, realizou-se, ainda, na Igreja de Santa Marinha do Zêzere, um concerto com o órgão de tubos, com a participação da soprano Mónica Lacerda e dos músicos Tadeu Filipe e David Rodrigues.
Veja o vídeo aqui: https://www.facebook.com/reel/1368009491422260



