O Mosteiro de Ancede Centro Cultural de Baião (MACC Baião) abriu portas para receber a artista e cantora Márcia, que foi a protagonista de mais uma edição do “Poesia a Copo”, um encontro que junta poesia, música, artes visuais e vinho.
No sábado, todos os caminhos foram dar ao MACC Baião, o local escolhido pela artista para apresentar a sua primeira exposição individual, “É Preciso Espaço para Falhar”, composta por 104 trabalhos da sua autoria e cinco fotografias, entre as quais, uma da mãe de Márcia. Um regresso às origens na pintura e no desenho, que pode ser visitada no espaço de exposições do mosteiro.
Depois de inaugurada a mostra, a Igreja de Ancede foi o palco que acolheu Márcia, à qual se juntaram Filipa Leal, Adélia Carvalho e a amiga Mafalda Veiga, numa a conversa informal, que culminou com um concerto improvisado, onde a intuição ditou o caminho. Um diálogo vivo entre três vozes que se cruzam na literatura, na música e na memória.
A tarde terminou com a apresentação do vinho “Bom Destino”, criado a partir da casta Avesso, típica da região. O nome do vinho recupera uma das canções mais conhecidas de Márcia, reforçando a ligação entre criação artística e território.
O evento, que registou casa cheia, contou com a presença da vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Baião, Olívia Mendes, que exaltou o “privilégio de receber a Márcia e de inaugurar com ela uma exposição que dialoga com o território e com a memória”, e do presidente da União de Freguesias de Ancede e Ribadouro, Sérgio Monteiro.
Veja o vídeo aqui: https://www.facebook.com/reel/1575254780595960



