O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, assinalado a 03 de dezembro, foi hoje celebrado no Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil com a participação de elementos da Associação Sexto Sentido Portugal e da EDUPA – Educação Plena.
As turmas do agrupamento com alunos e alunos com necessidades especiais participaram na iniciativa, do Departamento de Educação Especial do Centro de Apoio à Aprendizagem, na qual foram desafiados a ver como uma pessoa invisual.
Durante a manhã, a atividade foi dirigia aos alunos do primeiro ciclo do ensino básico, que contactaram com duas pessoas invisuais, uma delas acompanhada pela doce cadela guia.
Atentos e muito curiosos, os alunos e alunas da Escola Básica de Campelo tiraram dúvidas e ouvir as explicações de quem diariamente lida com a diferença e a transforma em força e superação.
Ana Eduarda ficou cega aos 21 anos e Bárbara deixou de ver quando a filha tinha apenas dois anos. Ambas encontraram no desporto uma forma de superar desafios e de mostrar a todos que tudo é possível.
O final da manhã e início da tarde foi destinado aos restantes níveis de ensino, com a ex-atleta paraolímpica Odete Fiúza a marcar presença em Baião e a contar a sua história.
No corredor da sede do agrupamento, vários painéis apelam para a pessoa com deficiência, numa mensagem que não deixou ninguém indiferente.
As várias ações de sensibilização e atividades interativas sensibilizaram a comunidade escolar para o tema da deficiência, mostrando que não há barreiras quando a vontade supera a dificuldade.
Veja o vídeo aqui: https://www.facebook.com/reel/25018587167833450



