Cerca de 400 crianças do concelho de Baião, entre os seis e os 10 anos, estão a participar no programa ABC da Bola, da Associação de Futebol do Porto, após a assinatura do protocolo com o Agrupamento de Escolas de Eiriz.
Durante a manhã de hoje, o presidente da Associação de Futebol do Porto, José Manuel Neves, juntou-se ao diretor do Agrupamento de Escolas de Eiriz, Nelson Carneiro, e à presidente da Câmara Municipal de Baião, Ana Raquel Azevedo, para assinatura do documento, que dá o arranque do programa no agrupamento.
Alunos e alunas do primeiro ciclo e do ensino pré-escolar participaram em jogos divertidos, com a companhia do “Bola”, um boneco da AF Porto, que jogos e confraternizou com os mais novos.
São cerca de 190 alunos do Agrupamento de Escolas de Eiriz que vão fazer parte do programa que tem como objetivo, “mais do que jogar futebol, colocar os miúdos a mexer”, disse José Manuel Neves.
“É um projeto inédito em Portugal e, possivelmente, na Europa, que não se pode fazer sozinhos. Fazemo-lo com as autarquias e com os filiados locais, para que acolham as crianças, para que tenham uma vida ativa na prática desportiva e sejam mais solidárias”, frisou o dirigente, avançando que o projeto envolve, atualmente, cerca de seis mil crianças em todo o distrito “e será para continuar”.
José Manuel Neves deixou um convite a todos os parceiros para que visitem o centro da AF Porto, que está em construção, onde serão feitas diversas atividades para as diferentes modalidades.
Nelson Carneiro exaltou o projeto, “que fomenta o desporto e valoriza o desporto, nomeadamente no primeiro ciclo”.
“Valorizar o desporto na componente curricular do primeiro ciclo é muito importante e, neste sentido, o projeto da AF Porto dá-nos uma ajuda para contribuir e valorizar, junto dos professores do primeiro ciclo, a atividade física”, disse.
Ana Raquel Azevedo manifestou-se “muito satisfeita” com o programa em mais um agrupamento do concelho, referindo que “enquanto autarca, a saúde das crianças deve ser uma preocupação de todos”.
“Por isso só temos de estar ao lado de iniciativas como esta”, vincou a presidente da autarquia, acrescentando:
“Estamos de portas abertas e totalmente disponíveis para ajudar, tanto os agrupamentos, como a Associação de Futebol Porto. Hoje, o que estamos a viver aqui, é uma associação querer vir e ver no terreno, ao lado dos municípios, as preocupações da interioridade”.
Durante o dia de hoje, os membros da Associação de Futebol do Porto vão estar em Baião. De tarde para visitas à Escola Básica de Campelo e à Escola Básica de Santa Cruz do Douro.
A partir das 16:30, de novo em conjunto com os responsáveis da autarquia, serão realizadas duas visitas a clubes filiados, à ADCR Gestaçô e ao FC Frende, fechando o dia com uma reunião de direção, em que os responsáveis da AF Porto irão reunir-se no Salão Nobre dos Paços do Concelho, num momento em que os responsáveis da câmara municipal serão também convidados a participar.
Veja o vídeo aqui: https://www.facebook.com/reel/1774127909914027



