A Fundação Eça de Queiroz é uma das parceiras do Congresso Internacional “Eça com Norte”, que está a decorrer em Marco de Canaveses até ao dia 22 de novembro, tendo expostas no Emergente Centro Cultural algumas peças do espólio do escritor.
A sessão de abertura do congresso decorreu hoje, com a participação de Nuno Pinto, vice-presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, de Anabela Cardoso, diretora executiva da Fundação Eça de Queiroz, e José Vieira, da comissão executiva do congresso.
Durante três dias, o congresso vai debater Eça, contando com a presença de 20 especialistas nacionais e internacionais, numa homenagem ao mais importante romancista da literatura portuguesa e à sua ligação ao Norte de Portugal.
Investigadores de referência, como Isabel Pires de Lima, Irene Fialho, Maria João Simões, Helder Garmes, Orlando Grossegesse, Pedro Schacht Pereira integram um programa de excelência, a que se juntam figuras da política, da cultura e da literatura como João Botelho, Mário Cláudio, Augusto Santos Silva, Luís Filipe Castro Mendes, Rui Vieira Nery, Ana Bárbara Pedrosa e Pedro Lamares.
O programa inclui conferências, painéis temáticos, tertúlias, leituras, sessões de cinema e outros momentos artísticos sobre o legado literário e cultural de Eça, as suas influências e diálogos com outras artes, bem como a atualidade do seu pensamento.
O evento é uma organização da Câmara Municipal do Marco de Canaveses em parceria com grupos das universidades de Lisboa, Aveiro e Complutense de Madrid.



