Associação de Municípios do Douro e Tâmega: 25 anos, 20 projetos e 15 milhões de euros para o território (C/VÍDEO)

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Imprimir

A Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT) está a celebrar 25 anos de presença no território, tendo sido constituída em maio de 2000, focada na promoção, salvaguarda, desenvolvimento e crescimento da região.

Num quarto de século de atividade, a AMDT conta com 15 milhões de euros captados para o território e 20 projetos implementados, dos quais se destacam a Rota do Românico, o Roteiro Gastronómico Verde Sentido, a Ponte da Arame, que liga os concelhos de Amarante e Celorico de Basto, e a Paisagem Protegida Regional da Serra da Aboboreira.

Foi precisamente em plena Serra da Aboboreira que o nossoterritório.pt esteve à conversa com Cristina Vieira, presidente do conselho diretivo da AMDT, e Ricardo Magalhães, secretário-geral da AMDT, que falaram dos projetos e dos objetivos da associação para o presente e para o futuro.

Cristina Vieira foi, nos últimos quatro anos, a presidente do conselho diretivo da AMDT. No mandato que agora irá terminar, a também presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, destacou projetos “importantes” para a região, elencando a Rota do Românico e a Protegida Regional da Serra da Aboboreira como dos mais significativos.

Nos 25 anos da AMDT, passaram pelo conselho diretivo Armindo Abreu (Amarante), entre 2001 e 2005 e 2009 e 2013, Manuel Moreira (Marco de Canaveses), entre 2005 e 2009 e 2013 e 2015, José Luís Gaspar (Amarante), entre 2015 e 2017, e Paulo Pereira (Baião), entre 2017 e 2021.

Na assembleia intermunicipal, foram presidentes Fernando Pinto de Moura, José Luís Carneiro, Manuel Moreira, Pedro Barros Pereira e José Luís Gaspar, encontrando-se em exercício, desde 2021, Manuel Garcez Trindade.

Em 25 anos, a AMDT recebeu prémios, como o 10.º Prémio Europeu de Vias Verdes, da Associação Europeia de Vias Verdes, pelo projeto da Ecopista do Tâmega, e foi distinguida pelo Município de Baião, com a Medalha de Mérito Ambiental, pelo trabalho desenvolvido na classificação da Serra da Aboboreira como paisagem protegida regional.

Em 2024, venceu o segundo lugar na categoria “Desporto e Lazer” no Festival ART&TUR, Festival Internacional de Cinema e Turismo, com o vídeo promocional “Guide By Nature”.

A Associação de Município do Douro e Tâmega integra, atualmente, os municípios de Amarante, Baião, Celorico de Basto, Marco de Canaveses e Resende, um conjunto que pode ser alargado, sendo esse um dos objetivos da AMDT.

Publicações Relacionadas:

  • All Post
  • Baião
  • Desporto
  • Destaque
  • Marco de Canaveses
  • Mesão Frio
  • Opinião
  • Política
  • Publireportagem
  • Região
  • Sem Categoria
  • Sociedade
PUB

Noticias Recentes

PUB
PUB

Sugestão de Leitura

PUB

Sugestão de Leitura – Biblioteca Municipal António Mota: “A Ilha da Mulher Adormecida” de Arturo Pérez-Reverte

Neste romance envolvente, Arturo Pérez-Reverte constrói uma história sobre amor, memória e segredos guardados no tempo. Um homem regressa a uma ilha que marcou o seu passado e reencontra, nas sombras do mistério, o eco de uma paixão que nunca esqueceu. Com o estilo elegante e cinematográfico que o distingue, o autor conduz o leitor por uma narrativa de introspeção e emoção contida.

Disponível na Biblioteca Municipal António Mota, em Baião.

Pub

Feed Instagram

Edit Template