Cinco jovens do concelho de Baião são os protagonistas da curta metragem “O Protótipo”, que o produtor Nuno Rocha fez para o JUVE – Encontros de Cinema e Literatura Infantojuvenil de Baião.
A edição de 2025 encerrou no sábado, dia 25, e fê-lo com a apresentação da curta, de 14 minutos, filmada e idealizada em Baião.
Nuno Rocha, que esteve no Auditório Municipal de Baião no sábado, explicou aos presentes que pensou num trabalho feito em Baião e com pessoas de Baião.
Os jovens, alunos dos três agrupamentos de escolas do concelho, realizaram um casting para integrar a curta. A cada um foi dado um papel, “que encaixou com a personalidade e forma como correu o casting”.
Luís Carvalheira foi a personagem principal da trama e fê-lo com profissionalismo, deixando de lado o amadorismo e mostrando que sabe representar.
Entre os nervos de principiante e o à vontade da equipa de filmagens, Luís contou que “foi uma experiência muito boa e desafiante”.
O jovem confidenciou que, numa das cenas, tinha de se deixar cair nas escadas, “mas não conseguiu com os nervos, mas tudo acabou por resultar muito bem”.
“O Protótipo” estreou no JUVE, mas a autarquia baionense espera que seja visto nas salas de cinema do país.
O encerramento da segunda edição do festival contou, ainda, com a presença da madrinha, Sónia Balacó, e um concerto de Benjamim.



