Os alunos e alunas dos quintos anos das escolas do concelho de Baião estão a conhecer o Carvalhal de Reixela, localizado na freguesia de Campelo e Ovil, a maior macha de carvalho alvarinho da Península Ibérica e um local onde a natureza esconde espécies únicas.
Promovida pela Câmara Municipal de Baião, a visita arranca com a explicação do que é o carvalhal e das espécies que nele habitam. Os alunos e alunas são desafiados a recolher folhas e plantas, que depois são trabalhadas em sala de aula.
Num passeio pelo espaço, os alunos e alunas percorrem parte dos mais de 15 hectares de carvalhal, onde predominam o carvalho alvarinho e negral, que dão sombra a exemplares únicos de azevinho, amieiro, salgueiro e freixo.
Apesar de não terem encontrado nenhuma das espécies de artrópodes que habitam no carvalhal, muitas delas em vias de extinção, aos estudantes foi explicado que ali encontram abrigo gafanhotos, aranhas e centopeias.
As visitas destinam-se a todos os alunos e alunas dos quintos anos dos Agrupamentos de Escolas de Vale de Ovil, Agrupamento de Escolas do Sudeste de Baião e Agrupamento de Escolas de Eiriz.
Veja o vídeo aqui: https://www.facebook.com/reel/1346475833495287



