A Escola Básica 2,3 de Eiriz assinalou, na quarta-feira, o Dia Mundial da Música, cumprindo a tradição de receber a comunidade escolar ao som das concertinas.
Preparado para ser um dia diferente, a boa disposição da receção estendeu-se às atuações dos alunos, que mostraram os dotes em forma individual, em pequenos grupos e em grupo/turma num universo de 31 alunos, do 5.º ao 9.º ano.
“Os dotes primorosos bem representados pelos pequenos artistas, nas belas melodias e harmonias foram magistralmente tocados em instrumentos musicais, como o violino, o piano, a guitarra, o trombone, e claro nas vozes, nas concertinas e na tradicional percussão”, conta a escola, acrescentando:
“De forma a ir ao encontro dos vários gostos e preferências, houve um cuidado nas performances musicais e assim se percorreu estilos como o pop, o fado, o rock, o clássico e os emblemáticos ritmos e melodias da nossa tradição musical”.
Paralelamente a esta principal parte de animação e convívio entre a comunidade escolar, foi realizada uma pequena exposição de trabalhos dos alunos e de instrumentos musicais e ainda a colocação de frases míticas do universo musical, em vários pontos do espaço escolar.
Entre outras, destacam-se frases de Friedrich Nietzsche, referindo que, “Sem a música, a vida seria um erro”. De Adriano Bonfim, “A Música é a forma mais bela de educar uma criança”, de Platão, “A música é o instrumento educacional, mais potente do que qualquer outro” e do filosofo chinês, Confúcio, “A música gera um tipo de prazer, sem o qual a natureza humana não pode passar”.
António Camelo, docente do agrupamento, agradece a toda a comunidade educativa o envolvimento na comemoração da data, “tão emblemática em todo o universo”, com especial dedicação para os pais dos alunos, “que desde cedo se preocupam com o bem-estar emocional dos seus filhos”.
“Um bem-haja às várias escolas de música pelo excelente trabalho na educação e formação artística das nossas crianças”, concluiu.



