GNR realiza operação “Censos Sénior 2025” para reduzir riscos e sensibilizar a população idosa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Imprimir

A GNR está a realizar, em todo o território nacional, a operação “Censos Sénior 2025”, no âmbito do policiamento comunitário, que decorre até ao dia 16 de novembro.

A operação visa garantir um conjunto de ações de patrulhamento e de sensibilização à população especialmente vulnerável, sozinha e/ou isolada, com o objetivo de sensibilizá-las para comportamentos de autoproteção e reforçar o sentimento de segurança.

O conjunto de ações encontra-se enquadrado no período em que ocorre a celebração do Dia Internacional do Idoso, a 01 de outubro, e onde os cerca de 420 militares das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC) distribuídos por Portugal continental, com o apoio e a sinergia dos vários parceiros locais e nacionais, vão privilegiar a proximidade junto da população idosa e em maior vulnerabilidade, e/ou que vivem sozinhas e/ou isoladas.

A operação visa alertar para os comportamentos de segurança que permitem reduzir o risco dos idosos se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto.

Desde 2011, ano em que foi realizada a primeira edição da operação “Censos Sénior”, a GNR tem vindo a atualizar a sinalização desta população, proporcionando assim um apoio mais próximo e dirigido, contribuindo, por um lado, para a criação de um clima de maior confiança e de proximidade entre os idosos e os militares da Guarda e, por outro, para o incremento do sentimento de segurança.

Na edição de 2024 da operação “Censos Sénior”, a Guarda sinalizou 42.873 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, em razão da sua condição física, psicológica, ou outra que possa colocar em causa a sua segurança, tendo sido as situações de maior vulnerabilidade reportadas às entidades competentes parceiras, sobretudo de apoio social, no sentido de fazer o seu acompanhamento futuro. A distribuição de idosos sinalizados por distrito é a seguinte:

Distrito

Idosos sinalizados

Aveiro

1498

Beja

2998

Braga

1046

Bragança

3367

Castelo Branco

2240

Coimbra

1298

Évora

2462

Faro

3496

Guarda

5606

Leiria

964

Lisboa

1078

Portalegre

2772

Porto

872

Santarém

2020

Setúbal

1493

Viana do Castelo

1195

Vila Real

5143

Viseu

3325

TOTAL

42 873

 

Na referida edição de 2024, a GNR realizou ainda diversas ações de sensibilização, nomeadamente, 369 ações em sala e 4.859 ações porta a porta, abrangendo de 31.210 idosos.

Em 2025, a operação será prolongada e reforçada, fortalecendo o empenho da Guarda em proteger e apoiar esta franja da população, uma vez que se mantém a necessidade de alertar para diversos riscos associados à vulnerabilidade dos mesmos, designadamente:

Alertar para os riscos de violência, burlas e furtos em residências;

Combater o isolamento social;

Identificar cuidadores informais;

Capacitar os mesmos para uma utilização mais segura da internet.

Este esforço acrescido traduz o compromisso da GNR em estar ainda mais próxima, atenta e disponível para aqueles que mais precisam de proteção, tendo a Guarda, já em 2025, no período compreendido entre 01 de janeiro a 15 de setembro, realizado 8.160 ações de sensibilização das quais 569 ações em sala e 7 591 ações porta-a-porta.

Esta operação da GNR, encontra-se integrada no programa “Apoio 65 – Idosos em Segurança” do Ministério da Administração Interna, o qual visa, através da ação das Forças de Segurança, garantir melhores condições de segurança e tranquilidade às pessoas idosas, garantindo um policiamento mais próximo e humano.

“Da análise efetuada às ocorrências criminais em que os idosos são vítimas, na zona de responsabilidade da GNR, entre 01 de janeiro a 15 de setembro de 2025, temos registo de 1.942 ocorrências de burlas, 4.964 crimes de furtos e 327 crimes de roubos. No que se refere à sua atuação, no mesmo período, a guarda procedeu à detenção de três pessoas pela prática destes crimes de burlas, 57 pelos crimes de furto e 32 detidos por crimes de roubos”, indica a autoridade policial.

 

Publicações Relacionadas:

PUB
PUB
PUB

Noticias Recentes

PUB
PUB

Sugestão de Leitura

PUB

Sugestão de Leitura – Biblioteca Municipal António Mota: “A Elegância do Ouriço” de Muriel Barbery

Neste romance delicado e envolvente, Muriel Barbery apresenta duas protagonistas improváveis: Renée, a porteira de um prédio parisiense que esconde uma inteligência brilhante, e Paloma, uma adolescente perspicaz que observa o mundo com ironia e sensibilidade. As suas vidas cruzam-se de forma inesperada, revelando a beleza escondida no quotidiano, a profundidade dos encontros e a elegância discreta que existe no interior de cada pessoa.

Disponível na Biblioteca Municipal António Mota, em Baião.

Pub

Feed Instagram

Edit Template