A coligação “Fazer Acontecer” PSD/CDS-PP vai apresentar, no domingo, dia 14 de setembro, as listas dos candidatos à Câmara e Assembleia Municipal de Baião.
A apresentação vai decorrer a partir das 17:30, na tenda do Mosteiro de Ancede, e vai contar com a presença da ministra do Ambiente e Energia, Graça Carvalho.
Ana Raquel Azevedo lidera a lista da coligação à Câmara Municipal de Baião e Miguel Dinis Correia a lista candidata à Assembleia Municipal de Baião.
Durante os últimos dias, a coligação tem vindo a apresentar os candidatos à Câmara Municipal de Baião, tendo anunciado como candidatos a vereadores não efetivos Clara Valente, de 53 anos, de Campelo e Ovil, Adriano Pereira, de 61 anos, de Loivos da Ribeira e Tresouras, Telmo Vieira, de 33 anos, de Santa Leocádia e Mesquinhata, Andreia Monteiro, de 35 anos, de Ancede e Ribadouro, António Silva, de 32 anos, de Santa Cruz do Douro e S. Tomé Covelas, Daniela Madeira, de 33 anos, de Viariz, e Maria Emília Barros, de 66 anos, de Santa Marinha do Zêzere.
Ana Raquel Azevedo é a cabeça de lista à Câmara Municipal de Baião e a ela seguem-se Leonido Ribeiro, António Azeredo, Olívia Mendes, José Pereira, João Carvalho e Rafaela Costa.
Leonido Ribeiro seguem em segundo na lista da coligação. Tem 50 anos e é de Teixeira e Teixeiró. Licenciado em gestão de empresas pela Universidade da Beira Interior, desempenha o cargo de bancário. Na área política, desempenhou funções como secretário da assembleia freguesia, secretário da junta e foi presidente da Junta de Freguesia de Teixeira. Posteriormente, com a união de freguesias, foi eleito pelo povo para presidente da União de Freguesias Teixeira e Teixeiró, cargo que desempenhou entre 2013 e 2017. Em termos associativos, foi tesoureiro dos Bombeiros Voluntários de Baião.

Em terceiro, o PSD/CDS-PP apresenta António Azeredo, de 60 anos, de Santa Marinha do Zêzere. Com uma vida inteira dedicada à viticultura, é sócio de uma empresa baionense de referência no setor dos vinhos e um dos grandes responsáveis pela internacionalização da marca avesso.
Em termos associativos, assume responsabilidades pela Adega Cooperativa há mais de 13 anos e é ainda vice-presidente da Cooperativa de Baião.
O quarto lugar da lista foi entregue a Olívia Mendes, de 54 anos, de Campelo e Ovil. Licenciada em enfermagem, exerce atualmente o cargo de enfermeira de Família na USF Baião. Do seu curriculum profissional destaque para a experiência nos Cuidados Intensivos do Hospital Santo António, no Centro de Saúde de Baião, UCC e SAP. Assumiu o cargo de vereadora na Câmara Municipal de Baião em regime de substituição, no decorrer do mandato 2021/25.
Em quinto segue José Pereira, de 53 anos, de Frende. É licenciado em Ensino de História e Ciências Sociais pela Universidade do Minho, pós-graduado em Gestão e Administração Escolar e em Arqueologia da Paisagem e é atualmente docente no Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil. Acumula ainda as funções de coordenador do Departamento de Ciências Sociais e Humanas e integra o Conselho Municipal de Educação. Em termos políticos é vice-presidente do PSD Baião e membro da Assembleia de Freguesia de Frende, eleito pelo PSD.

Em sexto lugar na lista da coligação está João Carvalho, de 31 anos, do Gove. É arquiteto, mestre e doutor em Construção e Tecnologia pela Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho (EAAD). Atualmente, assume responsabilidades como membro da equipa de Investigação e Desenvolvimento da Blufab (Grupo Casais) e é ainda professor assistente convidado na EAAD. Em termos políticos, é vogal da Comissão Política do PSD Baião.
O sétimo lugar dos candidatos a vereadores da Câmara Municipal de Baião é ocupado por Rafaela Costa, de 33 anos, de Santa Cruz do Douro e S. Tomé de Covelas. É licenciada em Reabilitação Psicomotricista pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, pós-graduada em Educação Especial pela Escola Superior de Educação do Porto e desempenha, atualmente, as funções de psicomotricista na Santa Casa da Misericórdia de Baião e instrutora de pilates. Recentemente, ingressou na licenciatura de Serviço Social. Em termos associativos, é membro dos órgãos sociais da Associação Cultural e Recreativa de Santa Cruz do Douro, desde 2006.
