Agrupamentos de escolas de Baião preparados para receber cerca de 1.600 alunos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Imprimir

Os três agrupamentos de escolas do concelho de Baião dizem estar preparados para acolher os cerca de 1.600 alunos e alunas, que começam na quinta-feira o novo ano letivo.

Com o quadro do pessoal docente quase completo, no Agrupamento de Escolas de Vale do Ovil faltam preencher dois horários, mas Nuno Mota, diretor do agrupamento avança que “o ano letivo arranca com poucos constrangimentos”,

“A nossa maior dificuldade, este ano, é ao nível dos assistentes técnicos afetos à secretaria da escola, que estão em falta”, revelou.

O Agrupamento de Escolas de Vale do Ovil conta com cerca de 780 alunos, distribuídos pelo ensino pré-escolar a secundário.

Nuno Mota deixou uma mensagem de boas-vindas ao ano letivo 2025/2026, “que conta com algumas novidades, sendo importante que a comunidade toda se une à volta delas”.

“É exemplo o regulamento sobre a utilização dos smartphones em ambiente escolar e a criação de um código de conduta, que também vai ser do conhecimento de todos. Estas medidas só terão eficácia com o apoio de todos”, frisou.

O diretor reforçou que “é importante ter uma escola que chegue a todos os alunos, uma escola de todos e para todos, que aposta no rigor das aprendizagens, em linha com as diretrizes do Ministério da Educação. Vamos continuar a apostar em ambientes educativos que sejam inovadores, que sejam promotores do bem-estar em ambiente escolar, porque um aluno que está feliz na escola aprende muito mais facilmente do que aquele que não está”.

No Agrupamento de Escolas do Sudeste de Baião são 356 os alunos matriculados, registando-se “uma ligeira descida” em relação ao ano letivo anterior.

José Manuel Vicente, novo diretor do agrupamento, avançou ao nossoterritório.pt que o ano arrancará com a falta de colocação de um professor, “mas está garantido o bom arranque do ano letivo”.

O diretor do Agrupamento de Escolas do Sudeste de Baião “deseja que o ano corra da melhor forma e que se firmem aprendizagens”.

“Há uma grande dificuldade dos alunos adquirem conhecimento e espero que as novas iniciativas do Governo, que dizem respeito à proibição e restrições do uso dos telemóveis, tenha um impacto positivo nas aprendizagens dos alunos”, vincou.

A receção aos alunos e alunos do pré-escolar Agrupamento de Escolas do Sudeste de Baião arrancou na terça-feira, por parte do diretor, e irá continuar na quinta-feira, sobretudo para o primeiro ano e quinto ano de escolaridade.

No Agrupamento de Escolas de Eiriz, o ano letivo arranca com 451 alunos e alunas, desde a educação pré-escolar ao terceiro ciclo.

Segundo o diretor, Nelson Carneiro, “ainda decorrem concursos de contratação de pessoal docente, nos prazos definidos pelo Ministério da Educação”.

O novo diretor do Agrupamento de Escolas de Eiriz dá as boas vindas ao pessoal docente, não docente, pais e encarregados de educação alunos e comunidade educativa, expressando “a sua profunda confiança na capacidade de cada um para continuarem a construir uma escola de qualidade, onde a inclusão e o sucesso dos alunos são o objetivo primordial”.

“Com sentimento de pertença ao agrupamento, apontamos ao nosso lema “Juntos a Construir o Futuro”, sabendo que este é um momento de renovação e de compromisso, onde cada um de nós desempenha um papel fundamental no cumprimento da missão educativa do nosso agrupamento. Desejo a todos um excelente ano letivo a nível pessoal e profissional”, sublinhou Nelson Carneiro.

Publicações Relacionadas:

PUB

Noticias Recentes

PUB

Sugestão de Leitura

PUB

Sugestão de Leitura – Biblioteca Municipal António Mota: “Noite sem Lua” de John Steinbeck

Publicado em 1942, Noite sem Lua (título original The Moon Is Down) retrata a ocupação de uma pequena cidade do Norte da Europa por um exército invasor. Apesar da presença militar, a dignidade e o espírito do povo tornam-se fonte de resistência silenciosa e esperança. Uma poderosa reflexão sobre coragem, patriotismo e o desejo universal de liberdade.

Disponível na Biblioteca Municipal António Mota, em Baião

Pub

Feed Instagram

Edit Template