Cuidadores informais do concelho de Baião participaram hoje numa sessão de cinema, com o recém estreado filme português “O Pátio da Saudade”, exibido no Auditório Municipal de Baião.
O objetivo, de acordo com a equipa do “Baião + Cuidador”, foi “promover um momento de encontro, descanso e valorização do papel fundamental dos cuidadores informais na comunidade”.
“O Pátio da Saudade” é um filme realizado por Leonel Vieira e conta os atores Sara Matos, José Pedro Vasconcelos, Ana Guiomar, Manuel Marques, José Raposo.
Conta a história de Vanessa, papel interpretado por Sara Matos, que recebe, inesperadamente, um velho teatro como herança de uma tia. Durante a trama há quem tente convencê-la a vender o edifício em ruínas, mas Vanessa, juntamente com os amigos Joana, interpretado por Ana Guiomar, e Ribeiro, cujo papel é interpretado por Manuel Marques, ajudam a atriz a montar um espetáculo. Depois de vários contratempos e com Armando (José Raposo) a fazer de tudo para que as coisam corram mal, Vanessa consegue apresentar o espetáculo e ficar com o teatro.
Um filme que foi do agrado dos cuidadores informais, que dizem ter retirado dali uma lição de vida: “tudo se consegue, se houver vontade, persistência, resiliência e amigos para ajudar”.
A iniciativa decorreu no contexto da parceria entre o Município de Baião, a UCC de Baião e a Segurança Social, reforçando o compromisso do concelho com o apoio aos cuidadores informais.
Recorde-se que Baião é distinguido com o Selo Prata da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), um reconhecimento que valoriza as boas práticas de apoio a quem desempenha este papel fundamental na sociedade.



