O Centro Cívico de Santa Marinha do Zêzere tem disponíveis novos equipamentos de recreio e lazer, para todas as idades, que resultam da proposta vencedora do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) da Câmara Municipal de Baião.
Com dotação de 11 mil euros, o projeto foi apresentado por Bianca Pereira, Lara Carvalho, Ana Francisca Cunha, Lara Carrara e Ana Rita Pereira.
Três das jovens acompanharam hoje uma visita ao espaço, que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, do vereador com o Pelouro da Juventude e Desporto, Filipe Fonseca, e do presidente da Junta de Freguesia de Santa Marinha do Zêzere, Manuel Pereira.
A visita serviu para informar a população de que os equipamentos estão disponíveis para utilização.
Ao nossoterritório.pt, Ana, Lara e Inês disseram “estar satisfeitas com a concretização do projeto, que foi pensado para tirar as pessoas de casa e trazê-las para conviverem”.
Na edição de 2025, foram submetidas dez propostas ao Orçamento Participativo Jovem. A medida é dirigida a jovens entre os 15 e os 30 anos, residentes em Baião, e visa envolver os jovens na definição de prioridades locais, incentivando a apresentação de ideias inovadoras e promovendo o desenvolvimento do concelho.
Paulo Pereira sublinhou a importância da iniciativa, “que envolve, estimula e faz os jovens perceberem que a sua voz conta”.
“Muitas vezes as pessoas afastam-se daquilo que é a participação cívica e este é um bom exemplo da importância da participação de todos. Este projeto corresponde àquilo que é a melhoria a qualidade de vida, não só dos jovens, mas de toda a comunidade. Um projeto relativamente simples, que não necessitou de grande tempo para montagem e que casa muito bem neste espaço. Resta que as pessoas usufruam, porque tudo o que aqui está convida a que as pessoas saíram de casa e convivam umas com as outras”.
Para além de equipamentos de manutenção física, o espaço foi dotado com mesas de piquenique.



