Numa das noites mais vivas das Festas Concelhias e de São Bartolomeu, à qual chamam “Noite Morta”, há um grupo que é presença assídua há 21 anos, “Os Amigos das Bombas”.
O grupo de amigos junta-se, veste a rigor e não esquece os bombos para a noite mais longa do ano em Baião.
A tradicional “Noite Morta” das Festas Concelhias e de São Bartolomeu decorre na noite de 22 para 23 de agosto, é das mais vivas das festividades com vários grupos a cantar e a tocar noite dentro.
Na sexta-feira, a Rua de Camões, no centro da vila de Baião, encheu-se de milhares de pessoas, que foram brindadas pela animação dos grupos, coloridos e com muita música para dar.
O nossoterritório.pt encontrou, no restaurante LURA, o grupo que, terminado o jantar, seguia para a animação noturna. De várias idades e tendo Baião no coração, o grupo de 36 elementos, onde não entram mulheres, mostrava, orgulhosamente, as camisolas que assinalavam os 21 anos de “Noite Morta”.
Rui Lemos, um dos responsáveis do grupo, disse ao nossoterritório.pt que “a “Noite Morta” mudou muito desde que começaram a participar”.
“Nós começamos com um pequeno grupo, que se juntava nas bombas, ainda junto ao Lareira, e começou por ser diferente do conceito inicial. A Noite Morta sempre nos habituou a uns bons petardos e umas boas bombas, respeitando as condições regulamentares, gostávamos de fazer isso”, contou.
O grupo começou com 32 elementos e hoje são 36, onde a amizade “é o mais importante”, diz Rui Lemos.
“O que mais define o nosso grupo é a amizade. É um convívio que todos gostamos, toda a gente abdica de muita coisa da sua vida familiar, fazendo viagens de propósito para estar cá neste dia e para fazer parte dos eventos que fazemos durante o ano”, vincou.
O grupo é composto, maioritariamente, por pessoas de Baião, que residem em Baião ou que têm ligações familiares a Baião, tendo “regras para fazer parte do grupo e para se cumprirem nesta noite, o que torna isto muito engraçado”, indica Rui.
Pela madrugada de 23 de agosto, foram muitos os grupos que cumpriram uma tradição única no concelho e na região, levando animação aos romeiros das Festas Concelhias e de São Bartolomeu.



