O campo de padel de Baião, que completou um ano de atividade a 04 de agosto, registou cerca de 1.700 pedidos de utilização, o que se traduz em mais de seis mil utilizadores daquele equipamento desportivo.
Localizado junto às piscinas municipais cobertas e ao pavilhão multiusos de Baião, o campo tem sido procurado por miúdos e graúdos, que encontram naquele espaço momentos de convívio e de prática desportiva.
Ao nossoterritório.pt Filipe Fonseca, vice-presidente da Câmara Municipal de Baião e vereador com o Pelouro do Desporto, avançou que o equipamento registou 1.700 pedidos de utilização, sendo que, “em média são pedidos para quatro pessoas”.
Feitas as contas, terão utilizado o campo de padel cerca de seis mil pessoas, num ano. Número que agrada o executivo, que tem já projetado um segundo campo, para o parque urbano que se encontra em construção.
“É uma modalidade que estava e está a emergir e com muita procura noutros municípios e avançámos para a construção daquele espaço, criando uma resposta no concelho e acompanhando o crescimento dessa modalidade”, referiu o autarca.
Numa fase experimental, a autarquia colocou a frequência no equipamento gratuita, mas deu continuidade à medida, cedendo material para a prática desportiva para quem não tem.
“Numa fase experimental, colocámos o serviço gratuito, medida que ainda continua, sempre numa perspetiva de envolver mais praticantes e, ao mesmo tempo, incentivar o público a praticar desporto”, realçou Filipe Fonseca, adiantando que “hoje em dia poucas são as pessoas que requerem equipamento. Têm os seus próprios equipamentos”.
Neste ano, Filipe Fonseca foi ouvindo os utilizadores e o pedido que fazem é que se cubra o campo, para poder ser usado durante o inverno.
“Vamos tendo algum tipo de solicitações, nomeadamente, para que o espaço possa ser coberto, para que no inverno tenha ainda mais ainda utilização. Os pedidos de utilização demonstram que, realmente, foi uma boa aposta e que deve manter-se, sendo certo que a possibilidade de cobertura está a ser equacionada”, sublinhou o vice-presidente.
Na Semana do Desporto e Associativismo, a autarquia promoveu o primeiro torneio municipal da padel, um evento que, segundo Filipe Fonseca, “registou bastante afluência”, tendo mobilizado equipas masculinas e femininas de várias idades.
Teve bastante adesão e correu muito bem e o facto de termos equipas femininas foi muito positivo”, destacou.
A reserva do espaço pode ser efetuada através de um contacto telefónico ou presencialmente, estando disponível todo o ano, com cedência de equipamento para o jogo.
Filipe Fonseca deixou o convite à população para a prática desportiva, alertando, por outro lado, “para o uso incorreto do campo”.
“Alguns jovens têm utilizado aquele espaço para a prática de um outro desporto que não é um desporto, mas levam bolas e jogam uma espécie de futebol. O campo está aberto e não queremos fechar, mas gostava de passar uma mensagem a esses jovens, para conservarem o espaço e para o usarem para a modalidade correta, que é o padel”, disse Filipe Fonseca.



