O lugar da Teixeira, na freguesia de Teixeira e Teixeiró, no concelho de Baião, tem cerca de 500 habitantes, mas no mês de agosto, o número duplica com o regresso a casa de muitos dos seus emigrantes.
Agosto é um mês de reencontros e festas, não só as familiares, mas da aldeia, que, nos seus cerca de 21 quilómetros quadros, alberga quatro festas.
A Festa da Nossa Senhora da Guia é a primeira a animar a localidade, entre 01 e 04 de agosto. Serão quatro dias de animação, que terá Júnior Fonseca, grupo musical Tradição, Carlos Pires, Marcelo Pinto e Jorge Amado. A parte religiosa decorre no dia 04, com a missa em honra da Nossa Senhora da Guia às 17:00, seguindo-se a majestosa procissão.
No dia 05, a aldeia de Mafómedes, nas encostas da Serra do Marão, vai estar em festa. Depois da entrada de bombos na aldeia, vai haver missa em honra de São Gonçalo, pelas 16:00, e as atuações do grupo de concertinas Palhetas Amarantinas, momento de fado e o grupo Rafael e Marco.
Entre 08 e 10 de agosto, Teixeira festeja o São Lourenço, com três dias de música, dança e comes e bebes. No dia 08, haverá desgarrada e baile com “Anjinho e Companhia” e a atuação do grupo “4Mens”, com banda completa. No sábado, dia 09, atuam o “Às da Concertina”, Adão Pereira e o grupo DNA, com banda completa. No dia 10, o Rancho Folclórico de Gestaçô vai estar na festa, seguindo-se a majestosa procissão, pelas 18:00, e à noite as atuações de Adão Pereira e o artista Leandro, com a banda completa.
A Festa do Emigrante, a 12 e 13 de agosto, vai proporcionar momentos de diversão, homenageando quem regressa, anualmente, à terra Natal. No dia 12, a noite é de Mário Costa e a sua banda, seguindo-se Capitolina Andrioleta e as suas bailarinas. A noite encerra com o DJ. No dia 13, haverá garraiada “El Touro”, porco no espeto, Tita e as suas bailarinas e o grupo Diapasão para encerrar a noite festiva.
FOTO: Alex Ribeiro (Visit Marão)



