Nelson Carneiro tomou posse, na quinta-feira, como diretor do Agrupamento de Escolas de Eiriz, sucedendo a José Matos, que ocupou o cargo durante cerca de 28 anos, assumindo que “este desafio é das maiores honras da sua vida”.
“Assumo este desafio com sentido de compromisso, responsabilidade e lealdade para com todos. A escola é, no contexto da comunidade educativa, uma instituição da maior relevância, assumindo uma multiplicidade de missões sociais educativas e inclusivas, com tantos desafios e exigências”, referiu, acrescentando:
“É dever de cada um de nós, comunidade escolar e educativa, centrar a missão da escola no cuidado de cada aluno, sem deixar ninguém para trás, oferecendo a todos e a cada um uma educação de qualidade”.
O novo diretor, que esteve acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, pelo ex-diretor do agrupamento, José Matos, e pela presidente do conselho geral da escola, Esmeralda Barbosa, falou numa escola “unida em torno de um projeto educativo comum, em que todos são a força operativa do projeto educativo da escola”.
“A escola não pode desistir de ser um elevador social e, sobretudo, ser o transformador social, contribuindo para a formação integral de cada aluno, dotando de conhecimentos, capacidades e atitudes para que sejam cidadãos tecnicamente competentes democráticos e humanistas. Os pais encarregados de educação delegam na escola uma grande responsabilidade, deixando que cuidemos do seu maior tesouro, por isso é dever da escola valorizar esse tesouro até ao seu máximo potencial”, defendeu.
Para Nelson Carneiro, a escola deve abrir portas à comunidade, “permitindo acolher conhecimento de todas as forças vivas públicas e privadas, para que possam, juntos, afirmar uma educação de qualidade para todas crianças”.
O novo diretor do Agrupamento de Escolas de Eiriz foi aluno daquela escola. No seu percurso como docente, esteve quase 20 anos como professor no Agrupamento de Escolas do Sudeste de Baião, passou por Ermesinde, Amarante, Alpendurada e Sande, estas últimas no concelho do Marco de Canaveses.
Para Nelson Carneiro, “a escola foi um espaço-casa, um lugar de acolhimento e de realização pessoal e profissional, com desafios, aprendizagens e sonhos”.
“Na verdade, estou convicto de que aquilo que nos faz estimar um determinado espaço escolar é a qualidade das relações humanas que lá desenvolvemos, é esse sentimento de pertença que queremos fomentar no pessoal docente, não docente, alunos, pais, encarregados de educação e instituições da comunidade educativa”, sublinhou, garantindo que “o papel do diretor não se deve cingir à tecnocracia e à burocracia, mas ser criador de pontes e de dimensão relacional”.
Numa sessão onde marcaram presença docentes, pessoal não docente. Os diretores dos agrupamentos de escolas de Vale de Ovil e do Sudeste de Baião, Nuno Mota e José Manuel Vicente, respetivamente, a vereadora da Educação, Anabela Cardoso, e familiares e amigos do novo diretor, Nelson Carneiro dirigiu-se aos membros do conselho geral da escola, “reconhecendo o trabalho desenvolvido ao longo do processo de eleição”.
A José Matos, o novo diretor deixou uma palavra “especial de reconhecimento e saudação ao trabalho desenvolvido ao longo de 27 anos e nove meses e pelas suas equipas em prol da comunidade educativa”.
Nelson Carneiro anunciou, na sessão, que escolheu para o cargo de diretora a docente Arminda Miguel e para os cargos de adjuntos do diretor os docentes Luís Gonçalves e Maria José.
No final, Nelson Carneiro agradeceu à família aos amigos, ao pessoal docente e não docente, aos conselheiros e às instituições autárquicas, sociais, de proteção civil e de segurança presentes, dizendo-lhes que “o futuro começa aqui e agora”.
Foram ainda homenageadas três docentes, que acompanharam a direção do agrupamento.



