Manuel Soares Alves é o candidato da coligação “Fazer Acontecer” PSD/CDS-PP a Frende e quer “recuperar o dinamismo da freguesia”, dado que “o que se vê hoje em Frende é doloroso”.
“Conheço esta terra como conheço o meu coração. Conheço cada canto, cada rosto, cada história. Aqui vivi, aqui formei laços, aqui aprendi o valor da comunidade. Já estive na junta de freguesia – tempos de grande dinamismo e orgulho, que hoje queremos recuperar. Porque o que vemos hoje em Frende é doloroso. Vemos comércio a fechar, jovens a partir, serviços a desaparecer. E há quem diga que não há solução. Mas eu recuso aceitar esse destino”, referiu em declarações ao nossoterritório.pt.
Manuel Alves, que serviu o país durante 37 anos na CP – Comboios de Portugal e dedicou 12 anos à vida pública, como presidente da Assembleia de Freguesia de Frende, pelo PSD, diz “não aceitar ver os nossos idosos esquecidos, nem os jovens sem horizontes”.
“Frende precisa de futuro. Precisa de esperança. Precisa de ação. Foi por isso que aceitei este desafio: porque acredito que podemos fazer diferente. E não o farei sozinho. Trago comigo uma equipa séria, trabalhadora e apaixonada por esta terra. Não prometemos o impossível. Prometemos o essencial: trabalho, proximidade e compromisso com a verdade”, indicou.
Sobre as principais áreas de atuação, caso seja eleito, o candidato da coligação “Fazer Acontecer” e a sua equipa querem “estar mais próximos da população e ter um olhar mais atento e especial com os idosos, que merecem o cuidado e dedicação, e queremos fazê-lo com uma IPSS, para ter a melhor resposta possível”.
Faz, ainda, parte dos projetos para a freguesia a “extinção das lixeiras existentes”. Para o candidato “é essencial, porque o choca muito que as pessoas venham a Frende e assistam a este problema. Defende uma freguesia cuidada, mais limpa”.
“Queremos valorizar as nossas cestas, que têm sido esquecidas e que se assim continuar, acabarão por se extinguir, por isso queremos em conjunto com a Câmara Municipal de Baião certificar este património, criar um centro interpretativo, uma oficina de ensino e promover a produção da piorna, a sua matéria-prima”, acrescentou.
Questionado sobre o que falta na freguesia, Manuel Alves vincou que “Frende, nos últimos anos, tem sido esquecida, ano após ano, pelos responsáveis autárquicos”.
“Falta visão, falta investimento, falta vontade política. Mas acima de tudo, falta respeito pelas pessoas que aqui vivem e que têm sido sistematicamente deixadas para trás. Os últimos quatro anos assim o demonstram”, considera.
À população de Frende, Manuel Soares Alves deixou uma mensagem: “Está nas nossas mãos devolver o orgulho à nossa freguesia e a Baião. Mas é evidente que, para levar este projeto a bom porto, é porque acredito que a Ana Raquel será a próxima presidente da Câmara Municipal de Baião. Espero que os frendenses consigam reconhecer a nossa vontade e ambição em Fazer Acontecer em Frende e em Baião. Peço o vosso apoio e a vossa confiança para juntos fazermos acontecer um novo ciclo de desenvolvimento, proximidade e esperança para todos. Estarei sempre presente, disponível e ao vosso lado”.
Manuel Alves apresentou a sua candidatura na presença da candidata da coligação “Fazer Acontecer” à Câmara Municipal de Baião, Ana Raquel Azevedo, do candidato à Assembleia Municipal de Baião, Miguel Dinis Correia, e de candidatos a assembleias de freguesia do concelho.



