Rita Taborda Duarte esteve hoje com os participantes do Seminário Queirosiano na Fundação Eça de Queiroz (C/VÍDEO)

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Imprimir

Os 17 participantes do Seminário Queirosiano, que decorre na Fundação Eça de Queiroz, em Santa Cruz do Douro, estiveram hoje coma escritora Rita Taborda Duarte.

A escritora encontra-se em Tormes a realizar uma residência literária e hoje teve a oportunidade de passar ao grupo um pouco do seu percurso profissional e da sua escrita.

A apesar de não ser uma escritora com ligações a Eça de Queiroz, Rita Taborda Duarte, que escreve poesia e literatura para crianças, transmitiu ao grupo, que conta com participantes de várias nacionalidades, algumas das formas de escrita que utiliza. No final, os participantes do seminário fizeram perguntas e tiraram dúvidas.

O grupo está na Fundação Eça de Queiroz desde segunda-feira, num seminário que se foca nas personagens queirosianas – icónicas, complexas e literariamente marcantes.

O seminário é promovido pela Fundação Eça de Queiroz e o Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra, subordinado ao tema “Lógicas e Figurações da Personagem Queirosiana”.

A edição de 2025 aborda a representação, o significado e as transformações das personagens na obra de Eça de Queiroz – desde figuras marcantes como Carlos da Maia, Jacinto e Basílio até personagens secundárias que enriquecem o universo narrativo.

Com duração de 18 horas, a ação é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua e dirigida a professores dos grupos 200, 210, 220 e 300.

O programa inclui oficinas, sessões de debate e leituras comparativas, cruzando perspetivas críticas, pedagogia e intertextualidade. A coordenação científica está a cargo de Carlos Reis (Universidade de Coimbra), com participação de docentes como Ana Luísa Vilela (UC) e António Apolinário Lourenço (UC), especialistas da obra queirosiana.

Publicações Relacionadas:

PUB
PUB
PUB
PUB

Noticias Recentes

PUB
PUB

Sugestão de Leitura

PUB

Sugestão de Leitura – Biblioteca Municipal António Mota: “A Elegância do Ouriço” de Muriel Barbery

Neste romance delicado e envolvente, Muriel Barbery apresenta duas protagonistas improváveis: Renée, a porteira de um prédio parisiense que esconde uma inteligência brilhante, e Paloma, uma adolescente perspicaz que observa o mundo com ironia e sensibilidade. As suas vidas cruzam-se de forma inesperada, revelando a beleza escondida no quotidiano, a profundidade dos encontros e a elegância discreta que existe no interior de cada pessoa.

Disponível na Biblioteca Municipal António Mota, em Baião.

Pub

Feed Instagram

Edit Template