Os 17 participantes do Seminário Queirosiano, que decorre na Fundação Eça de Queiroz, em Santa Cruz do Douro, estiveram hoje coma escritora Rita Taborda Duarte.
A escritora encontra-se em Tormes a realizar uma residência literária e hoje teve a oportunidade de passar ao grupo um pouco do seu percurso profissional e da sua escrita.
A apesar de não ser uma escritora com ligações a Eça de Queiroz, Rita Taborda Duarte, que escreve poesia e literatura para crianças, transmitiu ao grupo, que conta com participantes de várias nacionalidades, algumas das formas de escrita que utiliza. No final, os participantes do seminário fizeram perguntas e tiraram dúvidas.
O grupo está na Fundação Eça de Queiroz desde segunda-feira, num seminário que se foca nas personagens queirosianas – icónicas, complexas e literariamente marcantes.
O seminário é promovido pela Fundação Eça de Queiroz e o Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra, subordinado ao tema “Lógicas e Figurações da Personagem Queirosiana”.
A edição de 2025 aborda a representação, o significado e as transformações das personagens na obra de Eça de Queiroz – desde figuras marcantes como Carlos da Maia, Jacinto e Basílio até personagens secundárias que enriquecem o universo narrativo.
Com duração de 18 horas, a ação é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua e dirigida a professores dos grupos 200, 210, 220 e 300.
O programa inclui oficinas, sessões de debate e leituras comparativas, cruzando perspetivas críticas, pedagogia e intertextualidade. A coordenação científica está a cargo de Carlos Reis (Universidade de Coimbra), com participação de docentes como Ana Luísa Vilela (UC) e António Apolinário Lourenço (UC), especialistas da obra queirosiana.



