O Município do Marco de Canaveses instalou os primeiros 20 contentores de biorresíduos no concelho, que visam a separação de resíduos orgânicos e encaminhá-los para valorização, em vez de os enviar para aterro, reduzindo o impacto ambiental.
Os primeiros contentores foram instalados na freguesia do Marco, na Rua Comandante José Pinto Moreira, Avenida Futebol Clube do Marco, Rua Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses, Avenida Gago Coutinho (dois contentores), Rua Eng. Adelino Amaro da Costa, Avenida Manuel Pereira Soares (dois contentores), Avenida Prof. Dr. Carlos Mota Pinto, Rua do Grémio, Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro (dois contentores), Rua Gaspar Pinto Ribeiro Magalhães Aguiar, Avenida 25 de Abril, Rua da Tapadinha, Avenida Avelino Ferreira Torres, Rua Amália Rodrigues (dois contentores), Rua de Chãos e Avenida Torres do Marco.
A autarquia indica que, para poder depositar os resíduos orgânicos nestes contentores, é necessário solicitar o cartão de acesso gratuito nos balcões de atendimento da câmara municipal, no edifício dos Paços do Concelho ou no edifício dos Serviços Técnicos do Município.
Nos contentores podem ser depositados todos os resíduos orgânicos biodegradáveis, como cascas de ovos e cascas e restos de fruta e legumes, restos de comida, pão e bolos, ossos e espinhas, borras de café e saquetas de chá, guardanapos e papel de cozinha usados, folhas, pequenos ramos e relva.
Não podem ser colocados nos contentores embalagens, recipientes, rolhas ou caricas, copos, talheres, pratos e chávenas, cinzas e beatas, fraldas e toalhitas, plásticos, vidros, papeis impressos ou de alumínio.
Quer sejam crus ou cozinhados, os resíduos orgânicos devem ser depositados nos contentores dentro de sacos de plástico.
Ao longo das próximas semanas vão ser instalados os contentores de biorresíduos nas restantes freguesias do concelho, acrescenta a autarquia.



