O XXVII Concurso de Vinhos do Marco, que decorreu hoje na Casa de Vilacetinho, em Alpendurada, Várzea e Torrão, no concelho do Marco de Canaveses, premiou 12 vinhos de 17 produtores do concelho.
A concurso estiveram 42 vinhos, entre brancos, tintos e rosés, avaliados por um júri, que começou logo de manhã a provar e a comentar cada vinho.
No final das provas, o júri selecionou 12 vinhos, dos quais cinco receberam medalhas de Bronze, três medalhas de Prata, três de Ouro e um Grande Ouro.
Foram premiados com medalha de Bronze os vinhos Quinta da Samoça – Avesso, Quinta do Beiral, Tongobriga Loureiro/Alvarinho Colheita Selecionada, Quinta da Samoça – Escolha e Tongobriga Alvarinho. Receberam a medalha de Prata os vinhos Casa de Vilacetinho Avesso Superior, Minha Mãe Ana Premium e Chapeleiro Alvarinho. As três medalhas de Ouro foram para os vinhos Parceiro Loureiro/Arinto, Quinta do Beiral Azal e Carreiro Espumante. A medalha Grande Ouro foi para o vinho Casa de Vilacetinho Avesso Reserva.
Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, elogiou o trabalho da Rota dos Vinhos do Marco e dos produtores, referindo que “este concurso visa premiar e dar a mostrar os melhores vinhos do concelho”.
“Independentemente dos premiados, o Marco tem excelentes vinhos e, este ano, temos mais medalhas para atribuir, porque nos sugeriram que o fizéssemos, dada a quantidade de vinhos com grande qualidade”, acrescentou.
A autarca avançou, ainda, que “no próximo ano o concurso de vinhos vai deixar de estar integrado no programa das Festas do Marco, sendo realizado num evento independente”.
“Este é um evento demasiado importante para ficar diluído nas muitas atividades que o programa das festas tem. Foi outra sugestão que nos fizeram este ano e que vamos colocar em prática”, disse.
Cristina Vieira lembrou a requalificação da Casa dos Arcos, que está em curso, e que vai acolher a sede da Rota dos Vinhos do Marco e que será um espaço de promoção e divulgação, acolhendo quem trabalha em prol dos vinhos do concelho.
A iniciativa contou, ainda, com um momento musical.



