A Câmara Municipal do Marco de Canaveses vai investir quatro milhões de euros na construção das redes públicas de abastecimento de água, águas residuais e pluviais em Vila Boa de Quires e Maureles e Constance.
A adjudicação da empreitada foi aprovada em reunião do executivo e representa “um passo fundamental” no reforço das infraestruturas básicas daquelas freguesias, permitindo melhorar as condições de vida da população e eliminar sistemas antigos como fossas sépticas e captações subterrâneas.
A empreitada agora adjudicada, a fase 1, inclui a construção de um sistema de abastecimento de água, a partir do futuro reservatório de Quires, implementação de um sistema de coletores de águas residuais e estações elevatórias, encaminhamento final dos efluentes para a futura ETAR de Agrela e Constance e criação de um sistema de drenagem de águas pluviais nas zonas mais críticas.
A obra conta com 13.671 metros de rede de abastecimento de água, 12.693 metros de rede de águas residuais, 5.767 metros de rede de águas pluviais, quatro estações elevatórias, 360 ramais de água e 360 ramais de saneamento.
A primeira fase irá beneficiar diretamente mais de mil habitantes.
Recorde-se que a ETAR de Agrela e Constance, essencial para o funcionamento do sistema, já foi adjudicada anteriormente, num investimento adicional de 2,2 milhões de euros.
Com estas duas empreitadas, o investimento nesta área ultrapassa os 6,2 milhões de euros.



