O XIII Concurso Pecuário de Reixela, no concelho de Baião, juntou hoje 25 criadores de Amarante, Resende, Vale de Cambra, Cinfães, Castro Daire e Baião.
Logo pela manhã, os criadores foram chegando com os seus animais, que aproveitaram a fresca de Reixela para os preparar para o concurso, ao som das concertinas do Lameirão, que animaram o evento.
Dos bois mais velhos aos vitelos mais pequenos, a raça arouquesa esteve em destaque no concurso, que junta, anualmente, centenas de visitantes.
Também pela manhã, decorreu a tradicional caminhada, uma iniciativa promovida em parceria com a Ecosimbioses, que juntou dezenas de pessoas.
Depois de apreciados pelo júri, os animais foram votados e receberam prémios monetários, de acordo com a classe, com 10 classes a concurso.
De tarde, a festa continua, com cantares ao desfio com augusto Moreira e Maria do Carmo e Liliana Oliveira e Nuno Pinto.
Pelas 18:00, vai decorrer o sorteio da vitela, que conta com cerca de três centenas de concorrentes.
O XIII Concurso Pecuário de Reixela é organizado pela Junta de Freguesia de Campelo e Ovil, Junta de Freguesia de Loivos do Monte e Cooperativa Agrícola de Baião.



