O Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil inaugurou hoje o Centro Tecnológico Especializado de Informática, um investimento superior a meio milhão de euros, que visa promover a qualidade, inovação e inclusão.
A cerimónia decorreu na sede do agrupamento, com a placa comemorativa a ser descerrada por Nuno Mota, diretor do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião, e Telmo Pinto, primeiro secretário da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.
Perante a comunidade escolar, Nuno Mota começou por agradecer à equipa pedagógica e técnica que procedeu à elaboração da candidatura ao centro, com destaque para o professor Eduardo Teixeira, que liderou a equipa.
“Agradecer às entidades que geram as candidaturas, à Câmara de Baião, parceiro de referência, que está sempre presente, pois este projeto é o resultado do esforço conjunto”, disse o diretor.
Nuno Mota salientou que o “centro é um espaço para experimentar e criar. Uma oportunidade enorme para comunidade educativa e um passo firme rimo àquilo que a escola quer ser”.
A finalizar, o diretor do agrupamento vincou que “este centro é da comunidade, está aberto às empresas e à comunidade em geral, através dos serviços que os alunos podem prestar às empresas”.
O Centro Tecnológico Especializado de Informática resulta de uma candidatura formalizada na Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, que permitiu criar quatro salas dotadas de material de última geração ao nível informático e multimédia.
Telmo Pinto falou dos objetivos da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, “de colocar o ensino profissional no top das escolhas dos alunos e das empresas”.
“Este centro é uma grande oportunidade para o território e para Baião, em particular. Vai criar igualdade de oportunidades, gerando mais riqueza entre o mundo empresarial e a escola”, enfatizou.
O primeiro secretário da comunidade intermunicipal referiu que “o PRR foi uma oportunidade única, que permitiu a aprovação de cerca de duas dezenas de centros tecnológicas, num território com cerca de 50 mil alunos, e que representou um investimento de 25 milhões de euros”.
Por sua vez, Paulo Pereira começou por agradecer ao diretor e à comunidade educativa, exaltando que “este centro é um upgrade na resposta educativa do concelho”.
“Ao longo dos anos, este executivo tem feito da educação a sua aposta. Tudo o que aumente as ofertas dos nossos jovens e ótimo”, realçou, acrescentando que “este centro só faz sentido se houver quem o use”.
Depois das intervenções oficiais, todos os presentes, entre eles muitos empresários do concelho, tiveram a oportunidade de conhecer o Centro Tecnológico Especializado de Informática.



