O programa comunitário de exercício físico para pessoas com diabetes tipo 2, designado de “Diabetes em Movimento”, vai arrancar no concelho de Baião no mês de outubro de 2025.
A medida está a ser preparada em Baião numa parceria entre a câmara municipal e a Unidade Local de Saúde Tâmega e Sousa.
A coordenação nacional é realizada pela Direção-Geral da Saúde através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e do Programa Nacional para a Diabetes.
As sessões de exercício físico vão decorrer às segundas, quartas e sextas-feiras, no Pavilhão de Multiusos de Baião, e serão dinamizadas por profissionais do exercício físico e por enfermeiros.
A participação é possível, e gratuita, mediante referenciação pelos médicos e enfermeiros dos Centros de Saúde de Baião.
O programa de intervenção multi-institucional, multidisciplinar e multicomponente representa um esforço articulado da comunidade para proporcionar uma solução concreta e efetiva de atividade física para esta população.
A diabetes é um dos principais problemas de saúde pública do nosso país (existem mais de um milhão de pessoas com esta doença crónica em Portugal) e a atividade física é um dos pilares do tratamento – melhorando o controlo metabólico, reduzindo o risco cardiovascular, e aumentando a funcionalidade e a qualidade de vida.



