Santa Leocádia e Mesquinhata inaugurou hoje duas obras, que reforçam a identidade, a cultura e as tradições da freguesia.
O dia festivo arrancou com um cortejo de tocadores e dançarinas da freguesia, que abrilhantaram as cerimónias e fizeram jus ao monumento que a união de freguesias preparou para os homenagear.
Desde a Igreja de Santa Leocádia e em direção ao Largo do Calvário, que foi requalificado, o desfile entoou músicas alusivas à freguesia, juntando-se a ele várias pessoas.
Uma volta ao requalificado cruzeiro, espaço religioso único no concelho de Baião, e descerrou-se a placa comemorativa, não sem antes o padre Francisco Pedrosa ter abençoado a obra.
Seguiu-se a intervenção do presidente da União de Freguesias de Santa Leocádia e Mesquinhata, Luís Pereira, que agradeceu o trabalho, o empenho e a obra concretizada.
Também Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião, enalteceu a obra, “que embeleza a freguesia e dignifica o espaço, com tradição e história”.
De volta ao desfile, os tocadores e dançarinas de Santa Leocádia e Mesquinhata deram o mote para a inauguração do monumento, que eleva as tradições da freguesia. No momento, para além dos homenageados, está também o hino da freguesia para que, quem visite aquele espaço, possa conhecer um pouco mais de Santa Leocádia e Mesquinhata.



