O Município de Baião recebeu o “Galardão Ouro” EarthCheck, certificação internacionalmente reconhecida e validada pelo Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC).
Baião foi o primeiro município português a conquistar a certificação enquanto Destino Turístico Sustentável e, desde 2019, que tem vindo a ser pioneiro na sustentabilidade turística em Portugal.
Em 2019, recebeu certificação “Bronze”, evoluindo para o nível “Prata” em 2021. A obtenção do nível “Ouro” implicou quatro anos consecutivos de conformidade com exigentes critérios ambientais, sociais, culturais e económicos definidos pela EarthCheck.
A entrega oficial da distinção decorreu numa cerimónia realizada no Mosteiro de Ancede Centro Cultural, num evento que juntou música, cultura e galardões.
Durante a noite, e com o jantar a acompanhar a cerimónia, Baião recebeu o Prémio Portugal Smart Cities – António Almeida Henriques, atribuído pela Fundação AIP, na categoria “Espaço Urbano”, pelo projeto “Valorização e Reabilitação do Rio Ovil”.
Pedro Teiga, responsável pela implantação do projeto em Baião agradeceu a distinção e falou dos rios e da beleza natural que o concelho possui.
Num ambiente requintado, onde não faltou música e boa disposição, com a voz inconfundível do cantar baionense Bernardo Gomes, Daniel Frey, responsável da entidade certificadora do Destino Turístico Sustentável, entregou o galardão a Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião.
Emocionado e com a voz embargada, o autarca falou do processo de certificação e elogiou a Green Team, pelo trabalho e dedicação em prol do desenvolvimento sustentável do concelho.
No palco, a equipa, composta por técnicos municipais, agrupamentos de Escolas do concelho, EcoSimbioses – Associação Ambiental e Cultural do Vale de Ovil, Associação Empresarial de Baião, Associação de Municípios do Douro e Tâmega, Dolmen – Cooperativa de Formação, Educação e Desenvolvimento, Casa do Povo de Santa Marinha do Zêzere, Moto Clube Baionense e a Amigo – Associação de Modalidades Inovadoras do Gove, passou de mão em mão a distinção, mostrando o orgulho pela conquista o ouro.
Baião torna-se, assim, o primeiro município português a alcançar este nível de reconhecimento, que reflete o seu compromisso contínuo com práticas sustentáveis e a preservação ambiental.



