O ex-presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, e o ex-vice-primeiro ministro, Paulo Portas, foram dois dos protagonistas da IV Conferência Anual de Ambiente e Sustentabilidade de Baião, que abordou a paz, o planeta e a sustentabilidade.
O primeiro deu o arranque e o segundo encerrou, mas ambos abordaram temas pertinentes do mundo, incidindo na paz, na NATO e nas preocupações atuais com os Estados Unidos da América.
Reflexões conotadas com a sustentabilidade e o planeta, não fosse a ameaça nuclear um dos temas mais abordados na sessão.
Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião, abriu a sessão, que contou com a presença de vários autarcas da região, como Cristina Vieira do Marco de Canaveses, Antonino Sousa de Penafiel, Jorge Ricardo de Amarante, Pedro Machado de Lousada e também presidente da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa), do presidente da Assembleia Municipal de Baião, Armando Fonseca, e do primeiro secretário da CIM do Tâmega e Sousa, Telmo Pinto.
Marcaram, também, presença, os vereadores da Câmara Municipal de Baião, a presidente da Associação Empresarial de Baião, Maria Miguel Correia, o comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Tâmega e Sousa, Sérgio Barros, o responsável da entidade certificadora do Destino Turístico Sustentável, Daniel Frey, entre outras individualidades.
Durante a tarde, decorreu um painel de debate, sob a temática “Crise Climática; Ameaça à Paz; Democracia e Desenvolvimento Sustentável”, com intervenções do major general Filipe Arnaut Moreira, Helena Carreiras, vice-reitora do ISCTE e ex-ministra da Defesa, e Luís Amado, economista e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros.
Paulo Portas, ex-vice-primeiro ministro e vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, encerrou a conferência, numa intervenção que cativou a plateia.
A moderação da conferência foi da responsabilidade de Inês Cardoso, diretora-geral editorial do Jornal de Notícias, e de Paula Nunes da Silva, apresentadora do programa Planeta Verde, do Porto Canal.



