Treze meninos e meninas do concelho de Mesão Frio, apoiados pela Bagos D’Ouro, são ilustradores de um livro que conta a história da associação.
“Era uma vez a Bagos D’Ouro” é o nome do livro, que compila a história da associação e integra desenhos dos meninos e meninas de famílias que a instituição apoia, “concretizando um sonho desde a sua criação, em 2010”, contou ao nossoterritório.pt Bárbara Queirós, gestora da Bagos D’Ouro em Mesão Frio.
“Queríamos que a história muito simples, que era contada por cada gestor de concelho aos miúdos, fosse contada como a história deles, porque eles fazem parte da Bagos D’Ouro e fazem da Bagos D’Ouro o que ela é”, explicou Bárbara Queirós.
Fazem parte do projeto “Faz P’Arte”, que permite a dinamização de atividades nas comunidades da Bagos D’Ouro, Sónia Borges e Sandra Barros, a última que ajudou a reescrever a história da associação, com base no que já existia. Coube a Sónia Borges ajudar os miúdos a ilustrar cada trecho da história e o resultado foi um livro “espetacular”, vincou a gestora.
“Os ilustradores já receberam o livro e é um orgulho gigante, porque eles têm na primeira página o nome deles. Muitos dos miúdos tiraram fotos e faziam stories a dizer que já são famosos. Na verdade, eles sentem este orgulho”, confidenciou Bárbara Queirós.
A Bagos D’Ouro atua em sete concelhos durienses, apoiando 16 famílias no concelho de Mesão Frio com filhos entre os seis e os 18 anos.
O trabalho da associação no concelho resulta de um protocolo de colaboração entre a associação e a Câmara Municipal de Mesão, com o objetivo de apoiar a educação de crianças e jovens carenciados.
Para além de um subsídio anual, a autarquia de Mesão Frio cede um espaço de trabalho à Bagos D’Ouro, para que possa receber as famílias em segurança e com privacidade.
O objetivo da associação é continuar a crescer e está já a trabalhar em Carrazeda de Ansiães, mas a missão é chegar aos 19 concelhos da Comunidade Intermunicipal do Douro.
“Com este livro damos a conhecer o nosso trabalho e mostramos ensinamos os miúdos a terem orgulho de ser desta região e, acima de tudo, de pertencer à família da Bagos D’Ouro”, finalizou Bárbara Queirós.



