Ana Raquel Azevedo apresentou a sua candidatura à Câmara Municipal de Baião, pela coligação “Fazer Acontecer”, PSD/CDS-PP, com foco “em transformar Baião num concelho forte e dinâmico”.
A apresentação da candidatura, que decorreu no Auditório Municipal de Baião contou com várias pessoas ligadas ao PSD e ao CDS-PP, entre as quais Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Duarte, presidente da distrital do PSD Porto, e João Almeida, deputado à Assembleia da República pelo CDS-PP.
Perante um auditório cheio, a candidata falou do seu percurso profissional, político e familiar, “sempre com ligação a Baião, porque nasceu e cresceu no concelho, mais concretamente no lugar de Minhoso, em Ancede”, referiu.
Aos presentes, Ana Raquel falou das motivações, dos objetivos e dos projetos, caso seja eleita nas autárquicas de 2025, considerando que “em Baião o cenário é preocupante, no que diz respeito à taxa de natalidade, que é a menor no distrito, ao maior índice de envelhecimento do distrito e ao rendimento por habitante mais baixo do distrito”.
A candidata avançou com algumas medidas previstas para Baião, destacando “a criação de um grupo de trabalho para atrair investimentos e empresas para o concelho, a criação de um pacote de incentivos e benefícios para os jovens e famílias puderem regressar ao concelho, a redução para metade do tempo médio de espera de um licenciamento na câmara municipal, e a eliminação da componente municipal do IRS para que os baionenses tenham mais rendimento disponível”.
Ana Raquel Azevedo deixou o programa em aberto, apelando às pessoas que lhe façam chegar opiniões e sugestões.
Na sessão, foi apresentado Hipólito Costa como mandatário da campanha e Miguel Dinis Correia como candidato a presidente da Assembleia Municipal de Baião.
Nas várias intervenções da tarde, foram proferidas palavras de incentivo e foi realçada a “capacidade política, a dinâmica e a vontade de fazer mais por Baião” da candidata.
As eleições autárquicas de 2025 irão decorrer em setembro ou outubro, com o dia 28 de setembro a ser o apontado, mas ainda não confirmado. Em Baião, são já conhecidas as recandidaturas de Paulo Pereira, pelo Partido Socialista, e de Raul Melo, pelo partido Chega.



