Alice Berenguel, natural de Angola e a residir em Baião, foi homenageada, no sábado, pelo Projeto Leitura ao Domicílio a pela Associação Kalissoki, no âmbito do programa “50 Anos, 50 Homenageados”.
Foi em Freixieiro, na freguesia de Campelo e Ovil, que Alice recebeu a homenagem, que teve como objetivo reconhecer o percurso literário e o contributo cultural da escritora e apresentadora, “símbolo de resistência, memória e tradição no seio da literatura angolana”.
Em Baião, estiveram os representantes do projeto, que ofereceram a Alice uma pintura com o seu rosto, gesto que muito emocionou a agora baionense de 70 anos.
Nascida em Saurimo, uma cidade muito parecida com Baião, Alice Berenguel foi professora, cantora, jornalista, embaixadora e escritora. Integrou a Rádio Nacional de Angola e trabalhou na Embaixada da Itália.
Em 2000, vai trabalhar para a televisão, com o programa Cozinha dos Pequeninos, onde cozinhava com as crianças.
Em Angola, Alice foi e ainda é conhecida pela Avó Chiminha, através do programa Angolândia, um mundo alegre das crianças. No programa, a Avó Chiminha contava histórias, dava conselhos e tinha sempre avós e pais convidados.
Em Baião, Alice procura partilhar os seus conhecimentos e continuar a ajudar a comunidade, tendo já integrado uma associação do concelho e tem vindo a fazer sessões com os mais novos, apresentado o seu livro “Bimbo e os amigos no jardim”, uma história inspirada no filho mais novo.



