Baião tem serviço pioneiro que leva vários cuidados de saúde ao encontro das pessoas (C/VÍDEO)

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Imprimir

O Município de Baião tem implementado um serviço de saúde pioneiro, através de uma unidade móvel, que leva vários cuidados de saúde à população das freguesias do concelho.

Desde 07 de abril, dia em que o serviço foi retomado, foram atendidas cerca de 500 pessoas, número que deixa a autarquia e o Centro de Saúde de Baião satisfeitos.

Em Viariz, a população chega cedo ao local indicado no horário disponibilizado pelas entidades. Junto à igreja, na primeira paragem da viatura naquela freguesia, estão algumas pessoas para medir tensões, ver diabetes e tirar dúvidas.

O enfermeiro atende cada uma como se estivesse numa sala de centro de saúde. As ofertas são as mesmas e as comodidades idênticas.

Hoje, o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, acompanhado pelo vice-presidente Filipe Fonseca, pela enfermeira coordenadora do Centro de Saúde de Baião, Anabela Pereira, e pelo presidente da Junta de Freguesia de Viariz, André Ribeiro, visitou o serviço, contactando com o dia a dia da unidade.

Ao nossoterritório.pt, o autarca realçou “a satisfação pelo serviço, que nos primeiros dois meses registou o atendimento de 498 pessoas”.

“É um número ótimo, não só porque as pessoas têm esta prestação de serviços na sua localidade, mas também pelo convívio, pela socialização que se vê aqui”, frisou.

Enquanto esperam a viatura, as pessoas vão conversando e colocando em dia as novidades. Muitas das conversas abordam as maleitas de cada uma, mas todas acabam com sorrisos e boa disposição.

Paulo Pereira disse, ainda, “estar muito expectante, dado que, para além das novas valências que a Unidade Móvel de Saúde já tem, vai receber, a curto prazo o serviço de dentista”.

O projeto da Unidade Móvel de Saúde de Baião arrancou em 2017, mas a pandemia de covid-19 interrompeu o seu trabalho, tendo sido agora retomado, numa parceria entre a Câmara Municipal de Baião e a Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa.

Anabela Pereira, enfermeira coordenadora do Centro de Saúde de Baião, lembrou que desde o dia 07 de abril foram introduzidas várias valências no serviço, estando em andamento a nutrição, a psicologia, a fisioterapia e a reabilitação.

“Em breve entrará a dentária e a podologia”, avançou a enfermeira, acrescentado que “o serviço tem tido uma boa afluência e as pessoas demonstram uma satisfação enorme com o facto de ter a saúde próxima delas”.

Publicações Relacionadas:

PUB
PUB
PUB
PUB

Noticias Recentes

PUB
PUB

Sugestão de Leitura

PUB

Sugestão de Leitura – Biblioteca Municipal António Mota: “A Elegância do Ouriço” de Muriel Barbery

Neste romance delicado e envolvente, Muriel Barbery apresenta duas protagonistas improváveis: Renée, a porteira de um prédio parisiense que esconde uma inteligência brilhante, e Paloma, uma adolescente perspicaz que observa o mundo com ironia e sensibilidade. As suas vidas cruzam-se de forma inesperada, revelando a beleza escondida no quotidiano, a profundidade dos encontros e a elegância discreta que existe no interior de cada pessoa.

Disponível na Biblioteca Municipal António Mota, em Baião.

Pub

Feed Instagram

Edit Template