A taxa turística do Município de Baião, prevista para arrancar este ano, foi suspensa, “devido aos incêndios de setembro de 2024”, mas “deverá ser retomada em janeiro de 2026”, avançou ao nossoterritório.pt o presidente da autarquia.
Paulo Pereira indicou que “estava tudo pronto para arrancar em janeiro, nomeadamente, com a publicação do Regulamento da Taxa Municipal Turística de Baião, mas, devido aos incêndios de setembro, que devastaram grande parte da floresta do concelho, os operadores turísticos ficaram com receio que pudesse ter impacto com cancelamentos de reservas”.
“Como a câmara não vai ficar nem mais rica, nem mais pobre por causa disso, e não queremos contribuir, eventualmente, se algo corresse mal para os operadores turísticos, decidimos suspender”, acrescentou o edil baionense.
A suspensão da taxa vai permitir à autarquia avaliar o impacto, nomeadamente ao nível das receitas anuais “e, obviamente, entrará em vigor, provavelmente, no início do próximo”, avançou Paulo Pereira.
A Câmara Municipal de Baião prevê uma taxa entre um a 1,5 euros a quem pernoite no município pelo período máximo de três noites.



