A Câmara Municipal do Marco de Canaveses está a efetuar um investimento de cerca cinco milhões de euros na expansão da rede de água e saneamento à freguesia de Avessadas e Rosém e na construção de uma nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR).
A primeira fase da construção da rede de água e saneamento em Avessadas e Rosém deverá ficar concluída dentro de três semanas, avançou a presidente da autarquia.
Cristina Vieira esteve no local da obra, cujo investimento é de 2,6 milhões de euros, informando que “estão a ser realizados testes à rede, que terão a duração de duas a três semanas, e depois a rede será colocada a funcionar”.
“É uma obra que tem provocado vários constrangimentos à população, que tem tido mais que um empreiteiro em obra, mas estamos numa fase final”, vincou a autarca, avançando que “após a conclusão dos testes, será realizada a pavimentação integral do piso, uma intervenção que será rápida”.
Cristina Vieira aproveitou para “pedir desculpa” à população que utiliza diariamente a via, mas garante “que depois de terminada, já não se lembrarão dos constrangimentos”.
A par da rede de água e saneamento, está em construção da ETAR de Avessadas e Rosém, à qual serão ligadas as novas redes que, numa primeira fase vão servir mil habitações, mas contarão com uma segunda fase, entre o Convento de Avessadas e as bombas de combustível de Rosém”, disse a presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses.
“Esta nova ETAR vai ajudar a suprir algumas fossas, que são passivos ambientais, nomeadamente em Tuías e no Freixo. São fossas na cidade do Marco e, por isso, este investimento é prioritário para a câmara municipal”, constatou Cristina Vieira, acrescentando que a ETAR representa um investimento de cerca de dois milhões de euros e vai servir cerca de 2.500 marcuenses.



