Luís Pereira vai recandidatar-se à Junta de Freguesia de Loivos do Monte, pelo Partido Socialista, com foco em dar continuidade ao projeto iniciado há quatro anos.
“A principal motivação para esta recandidatura é, sem dúvida, a vontade de continuar o projeto que iniciámos há quatro anos. Sinto que ainda há muito a fazer pela nossa freguesia. Ao longo deste mandato, conseguimos concretizar alguns investimentos estruturantes, especialmente ao nível das acessibilidades, das infraestruturas e da expansão da rede de passeios, o que melhorou a qualidade de vida das nossas populações”, sublinhou o candidato, em declarações ao nossoterritório.pt.
Homem de vários ofícios, Luís tem 28 anos, é mestre em Gestão de Empresas e trabalha, atualmente, como consultor imobiliário. Paralelamente, exerce funções de administração da empresa familiar de construção civil.
O futebol é um dos seus passatempos preferidos e, sempre que tem um tempinho semanal, exerce a função de treinador, no Carneiro Futebol Clube, que atualmente milita na 2.ª divisão da liga amadora de Amarante, mais conhecida por FADA.
Em Loivos do Monte, Luís Pereira tem vindo a dar continuidade a atividades implementadas pelo anterior executivo, mas a freguesia tem contando com novas atividades, elevando as infraestruturas e espaços públicos da localidade.
“Nesta nova fase, acreditamos que o desafio passa por valorizar e projetar ainda mais as infraestruturas e atividades, tornando os nossos espaços públicos mais atrativos e preparados para receber eventos de maior dimensão. Isso trará mais dinâmica à freguesia e, acima de tudo, mais orgulho para quem cá vive”, frisou.
Luís e a sua equipa têm definidas três prioridades caso sejam eleitos
Luís Pereira integrou a Juventude Socialista de Baião e, em 2021, foi candidato pelo PS à Junta de Freguesia de Loivos do Monte. Com conhecimento político e a ligação à terra onde cresceu, o candidato e a sua equipa para as autárquicas 2025 tem já definidas três prioridades “muito claras” nas quais pretende agir de “forma contínua e determinada”.
“A primeira é a projeção de Loivos do Monte para o exterior. Queremos que mais pessoas conheçam o potencial da nossa freguesia, desde as belíssimas paisagens até à tranquilidade que aqui se vive. Acreditamos que Loivos do Monte tem todas as condições para ser um local atrativo para quem procura um sítio para viver, investir ou simplesmente descansar. É fundamental mostrar as vantagens de se viver aqui e criar uma nova dinâmica de valorização do território.
A segunda grande prioridade passa por apoiar os produtores locais, em especial nas áreas do gado ovino e caprino. Este apoio é essencial para garantir que os nossos montes e campos não ficam ao abandono, o que contribui não só para preservar a paisagem como para aumentar a segurança face aos incêndios florestais. Paralelamente, queremos continuar a valorizar a fileira da castanha e do castanheiro, nos últimos cinco anos, foram plantados mais de 30 hectares por iniciativa privada, e agora é tempo de reforçar este caminho, promovendo o investimento agrícola e florestal sustentável.
Por último, temos uma prioridade que é urgente: a colocação da rede de saneamento e abastecimento de água ao domicílio. Esta é uma clara debilidade da freguesia, e não pode ser adiada. O saneamento é fundamental para garantir melhores condições de saúde pública, substituindo sistemas ultrapassados como as fossas. E o acesso a água potável, com a qualidade devidamente controlada, é um direito básico, muitas famílias ainda dependem de furos que nem sempre são sujeitos a análises regulares. Esta é uma questão de saúde, dignidade e qualidade de vida. Esta não é uma responsabilidade direta do executivo da junta de freguesia pelo que iremos interceder junto das entidades competentes”.
“O grande desafio é atrair novos residentes para Loivos do Monte”
Consciente da falta de população que afeta as aldeias de Portugal, Luís Pereira sabe que “o grande desafio que ainda tem pela frente é o de atrair novos residentes para Loivos do Monte”, seja através do regresso dos emigrantes ou pela vinda de pessoas que procurem um local com qualidade de vida.
“Para isso, é fundamental garantir que quem nos visita perceba que Loivos do Monte é um território com futuro. Isso passa pela valorização dos nossos produtos agrícolas, pela qualificação das infraestruturas existentes, pela melhoria das acessibilidades e pela criação de oportunidades concretas para viver e investir aqui. Só com este trabalho contínuo conseguiremos inverter a tendência de despovoamento, uma realidade preocupante, que, se não for combatida com determinação, poderá comprometer o futuro da nossa freguesia nas próximas décadas”, salientou.
À população, Luís Pereira deixa a seguinte mensagem: “A principal mensagem que quero deixar à população de Loivos do Monte é um apelo à confiança e à participação. Ao longo dos últimos quatro anos, eu e a minha equipa tivemos a oportunidade de crescer, de aprender e de responder com responsabilidade aos desafios que nos foram surgindo. Conhecemos bem a freguesia, os seus problemas e as suas potencialidades.
Quero pedir à população que continue a confiar no nosso trabalho, porque ainda há muito por fazer. Ao mesmo tempo, deixo um convite muito claro: que acolham bem quem chega de fora, que falem com os familiares e amigos que emigraram, e que os incentivem a regressar. Está na hora de voltarmos a dar vida às casas que estão desabitadas, de rejuvenescermos a freguesia e de construirmos, juntos, um futuro com mais dinamismo, mais solidariedade e mais esperança.
Loivos do Monte tem tudo para continuar a ser um lugar onde vale a pena viver, basta que cada um de nós contribua para isso”.
Luís Pereira apresentou a sua candidatura, no domingo, com a presença dos candidatos à Câmara Municipal de Baião e Assembleia Municipal de Baião, Paulo Pereira e Armando Fonseca, respetivamente, do presidente da concelhia do PS Baião, Armando Pinho, e dos vários candidatos do PS às juntas de freguesia do concelho.



