A proposta para dotar o Centro Cívico de Santa Marinha do Zêzere com equipamentos de recreio e lazer, para todas as idades, venceu o Orçamento Participativo Jovem (OPJ) da Câmara Municipal de Baião.
Com dotação de 11 mil euros, o projeto foi apresentado por Bianca de Roma Silva Pereira, “que pretende que aquele espaço possa proporcionar à comunidade local a prática da atividade física, a inclusão e a aquisição de estilos de vida saudáveis”.
Na edição de 2025, foram submetidas dez propostas, das quais duas chegaram à fase final de votação, foram elas a proposta “Zona de Lazer Intergeracional”, da autoria de Inês Costa Pereira, que sugeriu a revitalização da Zona de Lazer da Fraga do Rio, com o objetivo de criar um espaço que promova o convívio e a atividade física entre gerações e a proposta vencedora.
“Após o período de votação online, a proposta “Lazer em Movimento” foi a mais votada pelos jovens baionenses e será, por isso, executada pelo Município de Baião, com um orçamento previsto até 11 mil euros (acrescido de IVA), podendo ser ajustado mediante disponibilidade e interesse público”, indica a autarquia.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Baião e responsável pelo pelouro da Juventude, Filipe Fonseca, sublinha a relevância crescente desta iniciativa no concelho, “uma vez que o OPJ é uma ferramenta essencial de cidadania ativa”.
“É com grande satisfação que assistimos ao interesse crescente dos nossos jovens neste desafio que o município lhes propõe. Este processo permite-lhes contribuir diretamente para a construção de um território mais dinâmico e inclusivo, reforçando o diálogo entre a juventude e os responsáveis autárquicos”, acrescenta.
O autarca desafiou, ainda, os jovens a participarem em edições futuras, pois “é fundamental que a juventude de Baião agarre esta oportunidade de contribuir para a sua comunidade com as suas ideias, visões de futuro e projetos inovadores que irão marcar a diferença”.
O OPJ é dirigido a jovens entre os 15 e os 30 anos, residentes em Baião, e visa envolver os jovens na definição de prioridades locais, incentivando a apresentação de ideias inovadoras e promovendo o desenvolvimento do concelho.



