“Os Avós São Fofinhos” é o novo livro do escritor baionense António Mota, que partilha na obra a sua experiência como avô e leva o leitor numa viagem pelos cheiros e as lembranças da casa dos avós.
Avô de dois meninos e uma menina, o escritor confessou, ao nossoterritório.pt. que “se não fosse avô, não tinha escrito este livro”.
António Mota pegou nas vivências atuais, que o fizeram lembrar da experiência e da memória que tinha do seu avô, o único que conheceu, e colocou no livro os cheiros, as cores e os segredos das casas dos avós.
“Muitas lembranças começaram a vir à tona com este livro e a minha experiência como avô fez-me descobrir coisas lindas, como por exemplo: os miúdos detestam que os apertem muito durante e durante muito tempo, ou que as avós lambuzem a cara com beijos e que para eles os avós são pessoas que não têm idade, são avós, são velhos, é uma coisa engraçada”, gracejou.
António Mota foi juntando todas essas memórias e vivências e escreveu o livro, “que é para ser usufruir em família”.
“É uma história com poucas frases, em cada página é diferente e onde está presente a relação dos avós com os netos e toda a mudança que aconteceu em Portugal, com a adoção, por exemplo”, disse, acrescentando:
“O livro está preparado para ser lido pelos netos para os avós, pelos pais para os filhos e pelos irmãos para os irmãos mais pequenos. É uma obra que abrange todas as gerações”.
Com ilustrações de Beatriz Francisco, o livro tem páginas coloridas, recheadas de histórias que identificam qualquer casa dos avós, onde a imaginação pode ganhar asas e levar os netos numa viagem única.
“Todos nós nos lembramos de certos cheiros, como os cheiros da avó e do avô ou o cheiro da comida da avó. Fica-nos entranhado na pele e nunca mais esquecemos”, salientou.
António Mota gostava que o livro invertesse o papel dos avós no que diz respeito a prendas, sendo uma boa escolha para os netos presentear os avós de diferentes formas.
“Gostava que se invertesse a situação, ou seja, com o apoio dos pais e tudo em segredo, se chamassem os avós às escolas e, nesse dia, os netos ofereciam este livro aos avós”, confessou.
“Os Avós São Fofinhos” já se encontra à venda e vai ser apresentado, no dia 07 de junho, pelas 16:00, na Feira do Livro de Lisboa.



