A Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT), conjuntamente com os municípios que integram a Paisagem Protegida Regional da Serra da Aboboreira (PPSRA), emitiu parecer favorável sobre o percurso do Rali Terras D`Aboboreira, mas alerta os espetadores para alguns cuidados.
A AMDT pede para que não façam fogueiras, caminhem pelos trilhos existentes, preservem a fauna e flora, mantenham os animais de companhia com trela curta e depositem o lixo nos locais apropriados.
A classificação de Paisagem Protegida Regional trouxe à Serra da Aboboreira novos cuidados na usufruição do espaço, pelo que à AMDT, enquanto entidade gestora, cumpre-lhe sensibilizar e desenvolver ações de preservação e salvaguarda, evitando desta forma possíveis efeitos nocivos.
Salienta-se que a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), seguindo as orientações da Federação Internacional do Automóvel (FIA) no cumprimento de regras sustentáveis, já implementou a obrigatoriedade do uso de gasolinas limpas para reduzir as emissões de CO2.
Destacam-se, também, as várias ações de reflorestação na Serra da Aboboreira, que têm sido realizadas, nos últimos anos, umas diretamente pelos Municípios e outras pelo Clube Automóvel de Amarante em colaboração com os três municípios parceiros.
“A AMDT mostra-se atenta aos eventos realizados e cumpre o seu papel de entidade gestora da Paisagem Protegida Regional da Serra da Aboboreira, tendo, sempre em vista a adoção de medidas eficazes que permitam a manutenção e valorização da diversidade biológica e geológica, dos ecossistemas e dos seus serviços, e o caráter da paisagem, assim como a mitigação de fatores de risco, históricos e emergentes, a preservação e manutenção do património cultural e o envolvimento das populações locais na economia e gestão sustentável do território”, refere.



