A empresa Vialsil, com sede no concelho de Baião, associou-se ao projeto “ELOS”, da Liga Portuguesa contra o Cancro (LPCC) – Núcleo Regional do Norte, com o objetivo de aproveitar a “janela de oportunidade para a prevenção do cancro em contextos laborais”, sensibilizando os mais de 100 colaboradores para a deteção precoce da doença.
O protocolo foi hoje oficializado, nas instalações da empresa, na freguesia de Ancede e Ribadouro, em Baião, na presença da direção e colaboradores da empresa, bem como, da direção e equipa responsável pelo projeto da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte, além de vários parceiros.
“Este é um projeto único e inovador de prevenção do cancro, ao qual não poderíamos ficar indiferentes. Acreditamos que a prevenção começa no dia a dia, nos hábitos que cultivamos e nos espaços onde passamos grande parte do nosso tempo, como o local de trabalho”, refere a administração.
Com esta parceria, a Vialsil reforça o seu compromisso com a responsabilidade social e aposta em ações de sensibilização e programas de bem-estar, promovidos pela LPCC, que criem “elos de prevenção, cuidado e informação”.
De referir que a Liga Portuguesa Contra o Cancro – NRN tem desempenhado um papel fundamental na prevenção do cancro ao longo dos últimos 30 anos, em diversos contextos. No entanto, reconhecendo a importância dos locais de trabalho na vida dos adultos, onde a maioria passa pelo menos metade do seu tempo útil, a Liga decidiu estender seus esforços para abordar a prevenção do cancro em contextos laborais.
Em 2024, foram diagnosticados em Portugal cerca de 60 mil novos casos de cancro, dos quais 40% poderiam ter sido prevenidos com “medidas adequadas de prevenção e estilos de vida saudáveis”, assegura a Liga Portuguesa Contra o Cancro.



