Secretário de Estado da Administração Local diz que a Feira do Fumeiro de Baião “surgiu para fazer crescer o território”

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Imprimir

O secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Silvério Regalado, considerou, na abertura da 19.ª Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião, que o evento “surgiu para fazer crescer o território”.

“Esta dinâmica, que tem já vai na 19.ª edição, surgiu com um determinado objetivo: fazer crescer este território. Obviamente, que o crescimento do território, o crescimento do concelho de Baião vai, depois, ao encontro daquilo que é o objetivo nacional, porque o território cresce como um todo e são das as mesmas condições às pessoas que vivem no interior e no litoral, nas pequenas vilas e aldeias”, indicou o governante.

Silvério Regalado esteve na abertura do certame, na sexta-feira, percorrendo as mais de três dezenas de expositores presentes no evento, acompanhado pelo executivo municipal, liderado por Paulo Pereira, e várias entidades do concelho.

Sobre os produtores do concelho de Baião, o secretário de Estado elogiou o seu trabalho, referindo que “foi com muito gosto que constatou que as pessoas dominam todo o processo, através de uma conjugação com a câmara municipal, para a certificação dos produtos e, havendo isso, obviamente que traz mais valias e as pessoas que antes tinham isto como um hobby, hoje conseguem ter aqui uma atividade económica, com funcionários a trabalhar”.

A par da gastronomia, Silvério Regalado abordou outras potencialidades do concelho, nomeadamente na oferta turística e de hotelaria.

“Conseguimos promover o turismo e a hotelaria se tivermos produtos complementares. Quem procura Baião vem para comer produtos endógenos do concelho e não para comer como se come em Paris, por exemplo”, salientou.

Silvério Regalado elogiou o trabalho da imprensa regional

Em declarações aos jornalistas, que no final da visita à feira falou com o governante, Silvério Regalado agradeceu a forma como foi recebido em Baião e elogiou os quatro órgãos de imprensa regional que ali estavam, a divulgar o evento.

À Rádio Marcoense, à Rádio Montemuro, ao Mais Norte e ao Nossoterritório.pt, Silvério – agradeceu e vincou que “este Governo sabe da necessidade de apostar na imprensa regional”.

“É uma forma bastante positiva de fazer chegar a mensagem aos nossos concidadãos e eu não ficaria bem com a minha consciência se terminasse esta minha intervenção sem deixar uma palavra para vocês jornalistas. Sei que têm uma vida difícil, mas são vocês que escrevem o melhor livro de história de cada um dos concelhos, de cada um dos territórios, e por isso devemos estar gratos à imprensa regional”, sublinhou.

Paulo Pereira diz que Feira do Fumeiro “cumpre a estratégia de trazer pessoas ao território”

O presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, que acompanhou o secretário de Estado na visita ao concelho, disse aos jornalistas que “o evento se enquadra na estratégia há muito delineada pelo município de promoção territorial, para trazer as pessoas ao território”.

“Sabíamos que se as trouxéssemos cá elas iriam contrariar a ideia de que é muito longe. Se provassem da água da Fonte Nova, para além dos nossos vinhos, da nossa gastronomia e da nossa capacidade de receber, sabíamos que, porventura, viriam de novo, que passavam a palavra. Passados estes anos, é muito gratificante ver o contributo que a feira e as outras iniciativas gastronómicas, trouxeram a Baião. O contributo que deram para a dinamização do nosso território foi e é muito importante”, realçou Paulo Pereira.

O autarca elencou, ainda, o crescimento nas dormidas no concelho, o primeiro certificado como Destino Turístico Sustentável, “que nos últimos 10 anos duplicou o número de dormidas”.

“Todo este caminho contribui para a empregabilidade e para a fixação de pessoas, atraindo, também, novas pessoas, como pudemos constatar, na Feira Stock-off, onde uma imobiliária nos indicou que há um grande leque de estrangeiros que procuram o nosso território”, disse Paulo Pereira.

Publicações Relacionadas:

PUB
PUB
PUB
PUB

Noticias Recentes

PUB
PUB

Sugestão de Leitura

PUB

Sugestão de Leitura – Biblioteca Municipal António Mota: “A Elegância do Ouriço” de Muriel Barbery

Neste romance delicado e envolvente, Muriel Barbery apresenta duas protagonistas improváveis: Renée, a porteira de um prédio parisiense que esconde uma inteligência brilhante, e Paloma, uma adolescente perspicaz que observa o mundo com ironia e sensibilidade. As suas vidas cruzam-se de forma inesperada, revelando a beleza escondida no quotidiano, a profundidade dos encontros e a elegância discreta que existe no interior de cada pessoa.

Disponível na Biblioteca Municipal António Mota, em Baião.

Pub

Feed Instagram

Edit Template