António Jorge Ricardo foi eleito presidente da Comissão Diretiva da Paisagem Protegida Regional da Serra da Aboboreira

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Imprimir

O presidente da Câmara Municipal de Amarante, António Jorge Ricardo, foi eleito presidente da Comissão Diretiva da Paisagem Protegida Regional da Serra da Aboboreira (PPRSA), que envolve os municípios de Amarante, Baião e Marco de Canaveses.

A eleição decorreu após a instalação e tomada de posse da PPRSA, a 21 de março, realizada pela Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT).

Marcaram presença os elementos da comissão diretiva, o presidente da Câmara Municipal de Amarante, António Jorge Ricardo, o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, e o vice-presidente e o representante da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Nuno Pinto, que tomaram posse do órgão.

Compete a este órgão administrar os interesses específicos da Paisagem Protegida Regional da Serra da Aboboreira, executar as medidas contidas nos instrumentos de gestão e assegurar o cumprimento das normas legais e regulamentares. Esta Comissão irá reunir duas vezes por ano, podendo reunir extraordinariamente sempre que convocada pelo seu presidente.

António Jorge Ricardo, presidente do órgão executivo, referiu ser “com sentido de missão que assume a presidência da Comissão Diretiva da Paisagem Protegida Regional da Serra da Aboboreira”.

“Este é um projeto crucial para a preservação e promoção do nosso património natural e cultural, com um forte compromisso para o desenvolvimento sustentável da região. Com o envolvimento de todos, iremos assegurar uma gestão eficiente, beneficiando as comunidades locais e as gerações futuras”, indicou.

No mesmo dia, ocorreu a tomada de posse do Conselho Consultivo da PPSRA, órgão de consulta para apoio e participação na definição das linhas gerais de atuação na Paisagem Protegida Regional e foi eleito o seu presidente.  Este órgão é constituído por 23 entidades: Assembleia Intermunicipal da AMDT, Assembleia Municipal de Amarante, Assembleia Municipal de Baião, Assembleia Municipal do Marco de Canaveses, cada uma das freguesias ou união de freguesias, total ou parcialmente incluídas na Paisagem Protegida, ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, I. P., TPNP – Turismo do Porto e Norte de Portugal, E.R., CIM – Tâmega e Sousa, DOLMEN – Cooperativa de Formação, Educação e Desenvolvimento do Baixo Tâmega, CCDR-NORTE – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região do Norte, I.P., APA – Agência Portuguesa do Ambiente, instituições representativas dos interesses socioeconómicos, organizações não-governamentais de ambiente com intervenção na área da Paisagem Protegida Regional.  A liderar o órgão ficou a representante da Assembleia Municipal do Marco de Canaveses, Maria Gorete Pinheiro.

De referir que a criação da Paisagem Protegida Regional foi aprovada em Assembleia Intermunicipal da Associação de Municípios do Douro e Tâmega, no dia 30 de março de 2023 e publicada no Diário da República, 2ª série, n.º 166, de 28 de agosto de 2023 e tem

como objetivo principal promover a conservação do património natural, cultural e paisagístico como base fundamental para um desenvolvimento sustentável do território.

Publicações Relacionadas:

PUB
PUB
PUB

Noticias Recentes

PUB
PUB

Sugestão de Leitura

PUB

Sugestão de Leitura – Biblioteca Municipal António Mota: “A Elegância do Ouriço” de Muriel Barbery

Neste romance delicado e envolvente, Muriel Barbery apresenta duas protagonistas improváveis: Renée, a porteira de um prédio parisiense que esconde uma inteligência brilhante, e Paloma, uma adolescente perspicaz que observa o mundo com ironia e sensibilidade. As suas vidas cruzam-se de forma inesperada, revelando a beleza escondida no quotidiano, a profundidade dos encontros e a elegância discreta que existe no interior de cada pessoa.

Disponível na Biblioteca Municipal António Mota, em Baião.

Pub

Feed Instagram

Edit Template