Os alunos e alunas do ensino pré-escolar dos Agrupamentos de Escolas de Vale de Ovil e de Eiriz receberam, este ano letivo, o “Saquinho das Emoções”, um projeto da Unidade de Cuidados à Comunidade de Baião (UCC Baião) em parceira com as Confeções Manuela Pereira, que visa auxiliar as crianças a identificar, expressar e compreender as suas emoções de forma saudável e divertida.
Anabela Queirós, Ana Paula Castro e Sónia Brás fazem parte da equipa de Saúde Escolar da UCC Baião, que está a desenvolver o projeto pioneiro no concelho e na região.
Há dois anos letivos que a equipa começou a trabalhar as emoções no ensino pré-escolar, abrangendo, também, todos os níveis de ensino.
“O saquinho das emoções é a continuidade desses projetos, dessas ações que já temos feito em anos letivos anteriores”, explicou Anabela Queirós ao nossoterritório.pt, acrescentando:
“O saquinho tem como objetivo a autorregulação das emoções. Trabalhar as emoções, não tanto no geral, porque no geral nós já trabalhámos anteriormente, mas na sua autorregulação, no autocontrole das crianças, essencialmente naquelas emoções mais negativas, de controle da raiva, da tristeza, entre outras”.
Cada aluno e aluna recebeu o saquinho, no qual podem colocar um objeto que os ajude a minimizar a saudade, por exemplo.
“As crianças sentem saudades dos pais e têm um objeto dentro desse saquinho, por isso é que é o saquinho das emoções, que os ajuda a confortar, a regular aquela emoção, as saudades e a tristeza de estarem afastados do pai ou da mãe”, clarificou a enfermeira.
O projeto arrancou em janeiro, embora o objetivo da equipa fosse implementá-lo logo no início do ano letivo. Quanto ao feedback, a equipa está a pedir aos agrupamentos, às educadoras e educadores e aos pais que façam esse acompanhamento.
Dentro do saquinho, aquando a entrega, segue apenas um cartão a explicar a finalidade do mesmo. Depois, cada menino e menina poderá colocar a fotografia dos pais, dos animais de estimação, entre outros.
“No dia em que fomos entregar no Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, havia um menino cujo gatinho tinha falecido e estava triste, por isso sugerimos que colocasse dentro do saquinho um desenho ou uma fotografia do gatinho e assim matar saudades, olhando para a fotografia, ou um objeto que lhe fizesse lembrar o gatinho, por exemplo”, disse Anabela Queirós.
O saquinho das emoções pode andar com os meninos e meninas para todo o lado, até numa hospitalização, permitindo que levem consigo objetos de conforto, minimizando o medo e a ansiedade.
Anabela Queirós, Ana Paula Castro e Sónia Brás querem alargar o projeto a todas as escolas do concelho e instituições sociais que possuam ensino pré-escolar, estando em cima da mesa a implementação nos primeiros níveis do primeiro ciclo do ensino básico.
“Tudo vai depender da parceria realizada com as Confeções Manuela Pereira, que ofereceu o tecido e a confeção dos saquinhos”, avançou Anabela Queirós.
“Este é um projeto com base na sustentabilidade, no qual foram aproveitados tecidos que a empresa já não ia utilizar. É claro que estamos sempre dependentes da disponibilidade da empresa. Sabemos que, alargando o projeto, são muitos saquinhos que terão de ser feitos e a empresa tem o seu trabalho”, acrescentou.
Manuela Pereira, gerente da empresa, disse ao nossoterritório.pt que “foi através da Associação Empresarial de Baião que soube do projeto da UCC Baião e prontificou-se de imediato a apoiar”.
“Todos os dias temos muitos resíduos têxteis e então, se pudermos fazer disso um processo sustentável, tanto melhor. Foi o que aconteceu com os saquinhos”, salientou a empresária, acrescentando que “escolheram os tecidos mais bonitos, a condizer com as crianças”.
A Confeções Manuela Pereira confecionou 85 saquinhos para serem distribuídos pelas crianças das escolas de Baião, estando disponível para continuar a apoiar o projeto da Equipa de Saúde Escolar da UCC Baião.



