Anunciados novos serviços médicos para Baião e a retoma da Unidade Móvel de Saúde (C/VÍDEO)

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Imprimir

A retoma do serviço da Unidade Móvel de Saúde de Baião, prevista para o início de março, foi uma das medidas hoje anunciadas, numa conferência de imprensa, que juntou a administração da Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa (ULSTS) e a Câmara Municipal de Baião.

O Centro de Saúde de Baião acolheu a iniciativa, que visou apresentar um conjunto de novas valências na área da saúde para o concelho.

Hugo Lopes, vogal executivo do Conselho de Administração da ULSTS, avançou aos jornalistas que, para além da retoma dos serviços da Unidade Móvel de Saúde, que irá integrar serviços da Unidade de Cuidados à Comunidade, bem como a possibilidade de ter consultas de podologia e balcão do SNS, arrancou já a consulta descentralizada de urologia.

Anunciada foi, também, a substituição do equipamento de radiologia do Centro de Saúde de Baião e o melhoramento do espaço, cujas obras ficarão a cargo da autarquia baionense, devido à descentralização de competências.

À oferta de saúde oral, já implementada no concelho, juntar-se-á podologia e cardiopneumologia, bem como novos equipamentos como um ortopandomógrafo, para dar apoio à medicina dentária, e um equipamento para realizar exames de diagnóstico de densitometria óssea.

“Todos estas novas valências resultam de um processo de respostas de proximidade que a ULS tem vindo a fazer e que visam uma melhor resposta em questões de cuidados primários, quer ao nível de acesso, de proximidade e da fixação de profissionais de saúdes nestes territórios, que são destes territórios”, sublinhou Hugo Lopes, revelando que estará prevista a implementação de consulta de saúde mental no concelho.

Durante a conferência de imprensa, Rui Aguiar, diretor Clínico dos Cuidados de Saúde Primários da ULSTS, elencou alguns dos benefícios das novas respostas para o concelho de Baião, agradecendo à autarquia a colaboração para a criação das diferentes valências.

Casos de doença aguda em Baião têm resposta 24 horas por dia com médico

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, manifestou-se “muito satisfeito” com as novas medidas anunciadas, vincando que “em Baião nunca se esteve tão bem em questões de prestação de serviços médicos como agora”.

“Estou satisfeito com todas estas novas medidas, mas ainda falta um bocadinho”, salientou, referindo-se à evolução da extensão de saúde de Eiriz para uma Unidade de Saúde Familiar, “de preferência que possa integrar a de Baião”.

O autarca abordou, ainda, a importância do retomar da Unidade Móvel de Saúde, que irá percorrer o concelho, levando cuidados médicos à população.

Paulo Pereira lembrou que, no âmbito da descentralização de competências na área da saúde, foi realizado um investimento de cerca de 900 mil euros na qualificação das quatro extensões de saúde do concelho e a aquisição de quatro novas viaturas elétricas para os serviços.

“A faltar fica mesmo uma coisinha ou outra, como a questão da extensão de saúde de Eiriz e o colmatar do encerramento da extensão de saúde de Frende, que são medidas que não competem à autarquia a sua implementação”, reforçou, avançando “que estará atento e sempre a zelar pelo melhor para a população do concelho”.

O edil baionense elogiou, também, o “trabalho desenvolvido pelo conselho de administração da ULSTS, esperando que continue assim” e lembrando que “foi com este conselho de administração que se conseguiu dar uma reposta muito positiva ao Serviço de Atendimento Permanente (SAP) de Baião, que agora funciona 24 horas por dia, sempre com médico”.

O atendimento de pessoas com doença aguda em Baião funciona das 08:00 às 20:00 nas USF e extensões de saúde do concelho e das 20:00 às 08:00, no Serviço de Atendimento Permanente de Baião.

Publicações Relacionadas:

PUB
PUB
PUB

Noticias Recentes

PUB
PUB

Sugestão de Leitura

PUB

Sugestão de Leitura – Biblioteca Municipal António Mota: “A Elegância do Ouriço” de Muriel Barbery

Neste romance delicado e envolvente, Muriel Barbery apresenta duas protagonistas improváveis: Renée, a porteira de um prédio parisiense que esconde uma inteligência brilhante, e Paloma, uma adolescente perspicaz que observa o mundo com ironia e sensibilidade. As suas vidas cruzam-se de forma inesperada, revelando a beleza escondida no quotidiano, a profundidade dos encontros e a elegância discreta que existe no interior de cada pessoa.

Disponível na Biblioteca Municipal António Mota, em Baião.

Pub

Feed Instagram

Edit Template