As associações desportivas de Baião e de Ancede partilharam, nas redes sociais, mensagens de homenagem a Jorge Nuno Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, que faleceu no sábado.
“Hoje despedimo-nos de um dos maiores símbolos do futebol português. Jorge Nuno Pinto da Costa marcou uma era, dedicando a sua vida ao desporto e deixando um legado inesquecível. O seu impacto vai muito além das quatro linhas, inspirando gerações e elevando o nome do futebol nacional. À família, amigos e a todos os que sentiram a sua paixão pelo jogo, deixamos as nossas sentidas condolências”, escreveu a Associação Desportiva de Baião.
Também a Associação Desportiva de Ancede homenageou o antigo dirigente, escrevendo: “O futebol português perde um dos seus maiores símbolos. Jorge Nuno Pinto da Costa foi uma referência para todos nós, deixando um legado que ficará para sempre na história do desporto. A A.D. Ancede, enquanto parte desta grande família do futebol, sente profundamente a sua partida e presta-lhe a devida homenagem. À sua família, amigos e a todos os que o admiraram, a nossa solidariedade e condolências”.
Pinto da Costa foi presidente do FC Porto durante 42 anos, entre 1982 e 2024, tendo sido o dirigente desportivo mais titulado do mundo.
Nos 42 anos à frente dos destinos do Futebol Clube do Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa conquistou duas Taças Intercontinentais, duas Liga/Taça dos Campeões, duas Taça UEFA/Liga Europa, uma Supertaça Europeia, 23 Campeonatos de Portugal / I Liga, 15 Taças de Portugal, 22 Supertaças e uma Taça da Liga.
Também no andebol, no basquetebol, no hóquei em patins e no voleibol a passagem de Pinto da Costa fez-se sentir, com as equipas a conquistarem mais títulos nos 42 anos de presidência.



