A Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa (ULSTS) negou hoje, em comunicado, o encerramento da Unidade de Saúde de Eiriz, no concelho de Baião.
Em resposta um abaixo-assinado, promovido por uma comissão e utentes e amigos da Unidade de Saúde de Eiriz, a ULSTS contraria as informações que vindas a público, indicando que “pretende que cada baionense tenha a possibilidade de receber cuidados de saúde nas unidades funcionais mais próximas da residência”.
“A ULSTS está a trabalhar e a implementar uma estratégia para fixar em definitivo médicos de família no território de Baião, criando listas com dimensões que garantam incentivos aos profissionais de saúde, possibilitando, assim, uma cobertura total e permanente de médicos”, vinca o conselho de administração da unidade.
No abaixo-assinado, a comissão e utentes e amigos da Unidade de Saúde de Eiriz aborda, entre outros assuntos, “os 1.300 utentes sem médico de família e a deslocação dos utentes de Santa Cruz do Douro e São Tomé de Covelas para a Unidade de Saúde Familiar (USF) de Santa Marinha do Zêzere”.
A ULSTS refere, no comunicado, que “com a criação da Unidade de Saúde Familiar de Santa Marinha do Zêzere, os utentes podem optar por pedir transferência para essa mesma unidade ou manter a sua inscrição na Unidade de Saúde de Eiriz, ou outra. A escolha é sempre do utente”.
A ULSTS desmente, ainda, o encerramento da unidade de Eiriz, vincando que “nunca, sequer, esteve equacionada essa possibilidade”.
“Antes pelo contrário, o objetivo é reforçar as repostas assistenciais em Eiriz”, reforçou.
Ainda de acordo com a ULSTS, “além da cobertura total de médico de família, a população do concelho de Baião vai dispor de mais ofertas em saúde como gabinete de saúde oral, gabinete de cardiopneumologia, gabinete de podologia e consultas descentralizadas de especialidade”.
“Brevemente serão divulgados novos serviços de saúde a disponibilizar à população, numa lógica de proximidade e de resposta ativa aos principiais problemas de saúde da comunidade”, conclui
As preocupações da comissão de utentes e amigos da Extensão de Saúde de Eiriz foram partilhadas, na sexta-feira, através de uma carta aberta ao presidente da Câmara Municipal de Baião, cuja resposta pode ser lida aqui:
Utentes preocupados com Extensão de Saúde de Eiriz, Paulo Pereira “empenhado no melhor para a população”



