Cerca de duas centenas de mulheres juntaram-se, no sábado, para cumprir uma tradição com vinte e dois anos, em Baião, que exalta a devoção a S. Brás e promove um convívio único na região.
O XXII Jantar das Devotas de S. Brás traz a Baião, ano após ano, mulheres de várias freguesias do concelho de Baião e de concelhos da região, para um evento onde os homens não entram.
A Pensão Borges, no centro da vila baionense, tem acolhido o jantar nos últimos anos. O cair da noite leva ao restaurante os grupos, que começam cedo a animação e preparam uma noite diferente.
Este ano, coube a Carmen Soares, Claudina Amorim e Susana Costa a organização do evento, que todos os anos sorteia entre as participantes a organização do ano seguinte.
A noite é preparada com antecedência para que nada falte, inclusive as muitas lembranças que são sorteadas no decorrer no jantar.
Animadas por um DJ, as mulheres são brindadas com os petiscos tradicionais do concelho, onde não faltam o fumeiro e o famoso pastelão de ovos com salpicão. O prato principal são as papas, sejam elas de couve ou de grelos. Quentes e bem temperadas, as papas ajudam a aquecer a noite, que termina com o bolo comemorativo do evento.
Pela noite fora, as cerca de duas centenas de mulheres dançaram, cantaram e riram, prometendo voltar em 2026, sempre com a mesma garra e boa disposição.
Para 2026, ditou o sorteio que vão organizar o XXIII Jantar das Devotas de S. Brás Sandra Fonseca, Sandra Monteiro e Sónia Pinto.



