A Câmara Municipal de Mesão Frio atribuiu um apoio financeiro à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Mesão Frio no valor de 99 mil euros, o maior apoio anual de sempre disponibilizado pela autarquia.
O apoio, segundo fonte autárquicas, “pretende compensar as despesas de manutenção e de operacionalidade, para melhorar a proteção, segurança e bem-estar da população”.
Para além dos vários benefícios que a autarquia concede aos bombeiros, nomeadamente através do Programa de Apoio Municipal “Bombeiro Valoriza Mais”, que está a ser revisto e que contemplará ainda mais apoios em 2026, a câmara municipal assegura ainda o financiamento da Equipa de Intervenção Permanente que, em 2024, teve o valor atribuído de cerca de 44 mil euros.
Nas Grandes Opções do Plano e Orçamento para este ano, o município tem também contemplado o apoio financeiro extraordinário de 50 mil euros, para despesas de investimento em obras de requalificação do quartel e de manutenção das instalações e aquisição de equipamento para o corpo ativo.
“Este é o maior apoio anual financeiro já concedido pela Câmara Municipal de Mesão Frio, com o objetivo de aliviar as dificuldades financeiras diárias enfrentadas pelos bombeiros e pela associação humanitária”, indica a autarquia.
Para além disso, o município está a apostar na organização interna dos Serviços Municipais de Proteção Civil, com a criação de um centro operacional dotado de tecnologia avançada de apoio à decisão em termos de prevenção, atuação e coordenação entre entidades do município.
“Estes apoios refletem o compromisso contínuo da Câmara Municipal de Mesão Frio com a valorização e o reforço da segurança e proteção civil no concelho. Ao investir nos bombeiros voluntários, a autarquia não só reconhece o trabalho essencial desenvolvido, mas também responsabilidade na garantia de um Município mais seguro e resiliente. Uma prioridade estratégica, que visa o bem-estar da comunidade e o desenvolvimento de uma rede de proteção pronta a enfrentar os desafios do futuro”, salienta a autarquia.



