As comemorações do 116.º aniversário do nascimento de Carmen Miranda e o primeiro aniversário da reabertura do museu dedicado à artista nascida no concelho arrancaram hoje com a inauguração da Exposição “Carmen, Olhares…”.
No Museu Carmen Miranda, dezenas de pessoas marcaram presença no evento, que divulga, até ao dia 09 de março, um conjunto de obras alusivas à pequena notável nascida no concelho.
Depois da intervenção de Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, que falou da importância de Carmen Miranda para o concelho e da nova era do museu a ela dedicado, os presentes tiveram a oportunidade de viajar pela exposição, com explicações de Armando David, curador da exposição.
A exposição foi enriquecida com um vestido igual a um dos muitos que Carmen Miranda usou, que foi doado ao museu por Cidália, fá da pequena notável, que o mandou fazer para vestir e, mais tarde, doar ao museu.
Os ritmos das músicas de Carmen Miranda, protagonizados pela Artâmega, ambientaram a exposição, cuja inauguração terminou com o verde de honra.
No fim de semana, o museu continuará com uma programação especial, onde não faltará música ao vivo com ritmos de bossa nova inspirados em Carmen Miranda.
Aberto ao público a 08 de fevereiro de 2024, o Museu Carmen Miranda contou com a sua requalificação e ampliação que incluíram um novo projeto expositivo. Estas intervenções transformaram o espaço num equipamento cultural de referência na região.
No primeiro ano após a reabertura, o museu recebeu cerca de 5.000 visitantes de diversos países como Brasil, Inglaterra, Nepal, Peru, Angola, Cabo-Verde, Espanha, França e Estados Unidos, demonstrando o alcance global de Carmen Miranda.
Programa Comemorativo
8 e 9 de fevereiro
Visitas Guiadas: 9h00 – 12h30 | 14h00 – 17h30
Música ao Vivo: 11h00 | 15h00 | 17h00
Atividades para Crianças: 9h00 – 12h30 | 14h00 – 17h30



